Simpósio Ligami é nesta quarta

29/03/2017

Dias 29 e 30  de março acontecem  o 7º Simpósio Somiti da Ligami, 2º Simpósio multiprofissional e interdisciplinar das ligas acadêmicas de urgência e emergência e medicina e 1º Simpósio Ligami do MG Transplantes, no Salão Nobre da UFMG (Av. Alfredo Balena, 190), em Belo Horizonte. As inscrições podem ser feitas aqui e as vagas são limitadas. 

Durante o evento também será realizada a avaliação dos candidatos à Ligami. O tema da prova será 'Sepse'.  Segundo a coordenadora da Ligami MG, Fernanda Araújo, participar da Liga é uma oportunidade de aprendizado que envolve a vivência da rotina do CTI, acompanhando pacientes e familiares. "Além do estágio no Hospital Vila da Serra, que é muito enriquecedor, agora participaremos do serviço de transplante do João XXIII, desde a captação de órgãos até o transplante". Para Araújo, as aulas e eventos garantem o contato com os médicos horizontais e especialistas, discussões de casos e participação no curso BLS para os alunos com 80% de frequência nas aulas".

O presidente da Somiti, Hugo Urbano, valoriza a iniciativa que insere o estudante de graduação no contexto real da profissão. "Ele conhece aspectos teóricos e práticos da medicina intensiva, indo além das atividades da grade formal do curso. O aluno obtém, ainda, pontuação adicional em seu currículo”, conclui

Durante três semanas, os candidatos acompanharam as aulas do curso Somiti para Residentes e Especializandos em Medicina Intensiva. O professor Marcus Vinícius Andrade abordou 'Reconhecimento de sepse', em 3 de março. 'Manejo da Sepse na UTI' foi o tema da aula ministrada pelo intensivista Dr. Saulo Fernandes Saturnino, dia 14 de março. Dia 21, a enfermeira Thais Oliveira Gomes falou sobre 'Parada Cardiorrespiratória'.

 

Curso teve início dia sete de março

Teve início dia 7 de março, a 3ª edição do Curso Somiti para Residentes e Especializandos em Medicina Intensiva. O curso é gratuito e contempla o Programa de Formação Orientado por Competência em Medicina Intensiva (Procomi).Os participantes que obtiverem 75% de participação terão direito a certificação.

Público-alvo: médicos, enfermeiros, especializandos

Data: todas as terças-feiras (exceto feriados)

Horário: 18h30 às 19h30

Local: AMMG (Av. João Pinheiro, 161, centro -BH)

 

Mais informações