‘Condutas no Paciente Grave’

01/03/2017

 

A quarta edição do livro ‘Condutas no Paciente Grave’ conta com a participação da coordenadora do departamento de Odontologia da Somiti, Alessandra Figueiredo de Souza.

No capítulo assinado por ela, Souza descreve as principais atuações da odontologia e apresenta alguns casos clínicos onde a intervenção odontológica, em conjunto com a equipe médica, foi crucial para o desfecho clínico do paciente. “Buscamos esclarecer sobre a nossa atuação. A principal abordagem conhecida pelos profissionais de saúde da odontologia na UTI é a prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica. Porém, muitas vezes os enfermos apresentam infecções onde o foco é desconhecido e pode ser de origem odontológica”. A especialista esclarece que existem condições sistêmicas que manifestam na cavidade, além de problemas bucais, como a doença periodontal, que podem agravar a condição do doente, tornando a intervenção necessária.

Souza reforça que a atuação da odontologia veio complementar a assistência integral ao indivíduo hospitalizado. “O grande desafio atual é a inserção do profissional qualificado da odontologia nos hospitais, principalmente devido ao pouco conhecimento das formas de financiamento”, afirma.

 

 

CONDUTAS NO PACIENTE GRAVE – 4A.EDIÇÃO – 2 VOLUMES               

Autor: Elias Knobel

 Editora: Atheneu

 Páginas: 3.608

 Edição: 4ª Edição