Livro destaca a importância do papel do cirurgão-dentista no ambiente hospitalar

21/01/2015

Sexta-feira (23.1), às 16h30, a cirurgiã-dentista Dra. Teresa Márcia Morais lançará ao lado do Dr. Antônio Silva o livro "Fundamentos da Odontologia em Ambiente Hospitalar/UTI". A obra é uma importante referência de atualização para os profissionais dentistas que atuam em equipes multidisciplinares em ambiente hospitalar.

A importância da atuação do cirurgião-dentista nas UTIs tem sido cada vez mais discutida. Estudos comprovam que a higiene bucal deficiente em pacientes hospitalizados, em especial os internados em UTIs, pode agravar o quadro clínico, ocasionar outras infecções, especialmente as respiratórias, e contribuir para o óbito do doente. A pneumonia hospitalar (infecção nosocomial), que se instala após 48 horas da internação do paciente, é responsável por 10% a 15% de todas as infecções adquiridas em hospitais e de 20% a 50% dos óbitos dos pacientes que a contraem.

Segundo a autora Dra. Teresa Morais, a presença do cirurgião dentista pode trazer diversos benefícios à saúde do paciente. "Procedimentos odontológicos simples e com baixo custo podem prevenir inúmeras complicações e diminuir expressivamente os gastos com a saúde. Além da diminuição do tempo de internação dos pacientes e a prevenção de doenças graves, como a pneumonia".

As pesquisas científicas estão conferindo as infecções bucais uma inter-relação com outras patologias sistêmicas, além de considerá-las com potencial para agravar uma condição sistêmica preexistente ou ainda, colaborar para que o indivíduo tenha maior risco de desenvolver outras doenças. As infecções se tornaram um desafio no ambiente hospitalar, sendo uma manifestação frequente no paciente grave, internado na Unidade de Terapia Intensiva. Isso devido à condição clínica destes pacientes e a variedade de procedimentos invasivos rotineiramente realizados, que determinam uma probabilidade entre 5 e 10 vezes maior de contrair uma infecção, representando cerca de 20% do total das infecções de um hospital.

"Cabe ressaltar que o risco de infecção é diretamente proporcional à gravidade da doença, as condições nutricionais, a natureza dos procedimentos diagnósticos e ou terapêuticos, bem como ao tempo de internação, comprometimento imunológico dentre outros aspectos. Diante disto, é importante ampliar a discussão sobre o risco infeccioso que a cavidade bucal pode representar especialmente em pacientes críticos", disse Dra. Teresa.

Serviço

33º CIOSP - Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (Expo Center Norte)
Lançamento do Livro "Fundamentos da Odontologia em Ambiente Hospitalar/UTI"

Data: 23 de janeiro de 2015
Horário: 16h30
Local: Estande da AMIB

Fonte: AMIB