XI Congreso Panamericano e Ibérico de Medicina Crítica y Terapia Intensiva

14/11/2016



De nove a 12 de novembro aconteceram o XXI Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, XI Congreso Panamericano e Ibérico de Medicina Crítica y Terapia Intensiva e VII Congreso Panamericano e Ibérico de Enfermería Intensiva. Representantes da Somiti foram bastante atuantes com palestras, organização da prova de título e capítulos de livos lançados durante o evento.

A programação começou com chave de ouro, destacando temas como sepse, SARA, ventilação mecânica, nutrição no paciente crítico, cuidados no paciente pediátrico e antibioticoterapia. A Somiti teve participação ativa e seu diretor científico, Jorge Paranhos, falou sobre 'Traumatismo Raquimedular Update'.  Um dos destaques da programação foi a apresentação de casos clínicos. Médicos intensivistas estrangeiros e brasileiros mostraram casos reais de pacientes graves e tiveram a oportunidade de debater as condutas aplicadas com os colegas presentes. Coordenada pela dra. Luana Alves Tannous (PR), com moderação do dr. Frederico Bruzzi de Carvalho (MG) e do dr. Márcio Osório Guerreiro (RS), a sessão, do dia 11, contou com sete casos apresentados e gerou uma grande interatividade entre os participantes.

 Para o congressista peruano dr. José Manuel Cruz (PER), que acompanhou as apresentações, sessões como esta prestam uma grande contribuição para os médicos intensivistas. “É uma atividade muito importante para fazer a interação de todos os nossos conhecimentos, tanto do ponto de vista diagnóstico quanto terapêutico para diferentes patologias. Espero levar tudo isso que vi aqui para aplicar no meu trabalho no Peru”, disse o Dr. Cruz. No sábado, 12 de novembro, foi dia de finalizar a programação, além de sessões temáticas, conferência e apresentação de hot topics, o encerramento contou com uma cerimônia com premiações e homenagens.

Fonte: Amib

Registro do evento.

Equipe enfermagem Somiti

 

Jorge Paranhos - Diretor Científco da Somiti

Conferências lotadas de intensivistas de todo o país