Jornadas em Pouso Alegre

10/09/2016

Aconteceram dias nove e dez de setembro, a 8ª Jornada de Integração Somiti e a 4ª Jornada de Integração Abramede/MG – Regional Pouso Alegre. Os eventostiveram como tema central ‘A linha de cuidado do paciente crítico da urgência/emergência até a UTI’.

Segundo a gestora de qualidade da Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (Somiti) e presidente da Associação Brasileira de Medicina de Emergência – Regional Minas Gerais (Abramede MG), Maria Aparecida Braga, as jornadas proporcionaram debates a cerca da importância de um bom atendimento e da capacitação dos profissionais da área, de tal forma que o paciente crítico possa ser melhor acompanhado, desde a entrada na emergência até sua transferência para as unidades fechadas, o que vai refletir na segurança assistencial. “Valorizamos a atuação multiprofissional e contamos com a presença de médicos, acadêmicos, nutricionistas, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e demais profissionais da saúde para a realização de um rico evento”.

A programação foi bastante completa e contemplou conferências, mesa redonda e cursos. “As atividades levaram aos participantes conhecimentos práticos e teóricos, a partir da experiência de nossos convidados. Na Somiti entendemos que uma profissão complementa a outra e que juntas fazem a diferença no cuidado e segurança do paciente”, afirmou o presidente da entidade Hugo Urbano. A vice-presidente Amarilis Batista ressaltou que a Pediatria da Somiti está envolvida na proposta da parceria Somiti Abramede, "de integrar toda Minas Gerais, com divulgação do conhecimento e participação ativa das suas Regionais, objetivando a segurança do paciente".

Os participantes receberam o livro ‘Emergências Médicas Terapia Intensiva’ (950 pgs). Idealizado e organizado pelo intensivista José Luiz Ratton, precursor da medicina intensiva no Brasil. A obra traz os aspectos que vão desde a clínica até os procedimentos mais complexos, sempre permeados pela humanização.

A Jornada Integração Somiti busca levar conhecimento aos profissionais de todo o estado e a próxima edição já está marcada para os dias 29 e 30 de setembro, em Governador Valadares.

Mais informações