Departamento de Psicologia promove evento

29/06/2016

Dia 28 de junho, o departamento de Psicologia da Somiti promoveu o I Painel de Bioética: Do Direito à Saúde, à Vida e Morte, à Espiritualidade.

O encontro contou com a participação do advogado especialista em Gestão de Negócios, doutor em Direito Público e Direito da Saúde, Ronaldo Behrens, o intensivista e presidente da Comissão de Bioética Hospitalar do Hospital João XXIII, Harlen Thadeu Merched, e o doutor em teologia, padre Paulo Sérgio Carrara.

Segundo a coordenadora do departamento, Tárcia Dutra, o painel buscou reavivar a discussão da bioética a partir do paradigma biomédico, visando chegar a sua dimensão coletiva. “A bioética como Minas Gerais ‘são muitas’. O propósito desse evento é estimular reflexões que fortaleçam sua transdisciplinaridade”, explicou.

A linha de cuidado, que precisa incluir o paciente e familiares, segundo Harllen Merched, exige uma rede com fluxos e articulações integradas no sistema de saúde coletiva e social. Toda essa gama de inter-relações vão se potencializar com os avanços tecnológicos e as equipes de atenção à saúde precisam lidar com os dilemas e questões bioéticas, como por exemplo: “como é estar vivo e não poder viver plenamente?”. Padre Carrara, fez um diferencial entre a evolução da ciência e a espiritualidade pautado na dimensão filosófica. Também há, na atualidade, a inserção de diversos atores na linha do cuidado. Para conhecer os direitos do paciente, trabalhar em equipe interdisciplinar, pensar as ações de cuidado, faz-se necessário discutir as opções terapêuticas e compreender a vertente da autonomia do paciente, fato ratificado pelo advogado Ronaldo Behrens, em sua apresentação.

Para a psicóloga, a iniciativa, que contou com uma plateia multiprofissional, levou a conclusão de que dialogar é fundamental. “Eventos como esse favorecem o espaço vazio de encontros dialógicos! Para favorecer a cidadania e a dignidade humana com o cuidado integral à saúde, há que compreender que a vida e morte simplesmente apontam para nossa condição humana, de fato, tão banalizada nos tempos contemporâneos”.

Interessados em fazer contato com o Departamento de Psicologia da Somiti podem encaminhar e-mail para: somiti@somiti.org.br.