Fórum valoriza medicina de emergência

20/06/2016

Dia 17 de junho a Somiti realizou o VII Fórum de Defesa Profissional Somiti e o I Fórum de Defesa Profissional da Abramede MG, no Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM MG).

O evento contou com a presença do presidente da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede) nacional, Luiz Alexandre Alegretti Borges, que ministrou a palestra ‘O Futuro da Medicina de Emergência no Brasil’. Prestigiaram o evento, a diretora de Defesa do Exercício Profissional da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), Maria Inês de Miranda Lima, o diretor do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed MG), Fernando Luiz de Mendonça, e a conselheira do CRM MG, Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos.

O Fórum foi coordenado pela gestora de qualidade da Somiti e presidente da Abramede MG, Maria Aparecida Braga. Na abertura ela falou da importância do reconhecimento da especialidade, em setembro de 2015, e do trabalho desempenhado em consonância com a Somiti, envolvendo todas as regiões do estado e valorizando a participação multiprofissional.

 O presidente da Abramede parabenizou as ações consolidadas em Minas e falou sobre o cenário da medicina de emergência na país e a formação do emergencista. Segundo Borges, a Abramede trabalha para que os profissionais sejam capazes de atuar nos serviços de urgência e emergência de forma inclusiva, resolutiva e com processos bem definidos, ajustados a necessidade da população local “Vamos promover a qualificação dos profissionais que já atuam nas emergências, com foco na segurança do paciente. Promover assistência de qualidade, embasada no melhor conhecimento científico para atuar no sistema de saúde como agente integrador entre a assistência pré-hospitalar e a hospitalar.”

Durante o Fórum também ocorreu a cerimônia de posse da diretoria da Abramede MG. Foram eleitos:

Dra. Maria Aparecida Braga - Presidente

Dr. Marcus Vinícius Melo de Andrade - Vice-Presidente

Dra. Amanda Santos Pereira - 1ª. Secretária

Dr. Fábio Atsuhiro Kimura - 2º. Secretário

Dr. Rogério de Castro Pereira - 1º Tesoureiro

Dr. Daniel de Castro Azevedo - 2º Tesoureiro

Dr. Welfane Cordeiro Júnior - Diretor científico

 Veja o registro fotográfico.