RCP só com as mãos

01/06/2016

Aconteceu de um a seis de junho a campanha mundial ‘RCP só com as mãos’. O objetivo foi orientar a população sobre como proceder diante de uma vítima de parada cardíaca, acionando o serviço de resgate de urgência e realizando a Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), utilizando apenas as mãos.

Dia primeiro, a Somiti treinou os funcionários da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG). A imprensa acompanhou os trabalhos, contribuindo com a divulgação.

O diretor de ensino da Somiti, Daniel Azevedo, também participou do 'Dia do Especialista', da AMMG. Assista

De acordo com a AHA, mais de 80% das paradas cardíacas súbitas acontecem fora do ambiente hospitalar e uma porcentagem importante delas (quase 15%) ocorre em vias públicas ou em áreas de grande concentração de transeuntes. Destas vítimas, 92% não sobrevivem. No Brasil, as doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes.

O país registra cerca de 350 mil óbitos por infarto todos os anos e metade das vítimas falece em até uma hora, a partir da manifestação dos primeiros sintomas.Para a gestora de qualidade da Somiti, a intensivista Maria Aparecida Braga, esses casos são assistidos, frequentemente, por pessoas que não sabem o que fazer frente a uma situação de emergência e são, na maioria das vezes, leigas e de idades variadas. “Essa estatística pode melhorar se o indivíduo que testemunha uma situação de emergência tem a simples habilidade de aplicar corretamente as manobras de reanimação cardiopulmonar”, comenta a especialista em terapia intensiva.