Somiti participa de treinamento do SAMU

03/05/2016

A Somiti participa do treinamento dos novos integrantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que contemplará 1800 profissionais. A capacitação foi dividida em nove semanas e a Sociedade estará presente apoiando o treinamento.

A coordenação é do médico intervencionista e regulador Fábio Kimura, docente dos cursos ACLS e ECTE, que foi convidado para a capacitação. A indicação se baseou na sua ampla experiência, por ter trabalhado por quatro anos no SAMU de Belo Horizonte, sendo tutor do curso de capacitacão do SAMU, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, pelo Ministério da Saúde.

Segundo Kimura, trata-se de um treinamento introdutório para os novos concursados do SAMU- Centro. "Essa atividade tem como principal objetivo treinar toda a equipe que compõe o sistema do SAMU, desde o técnico auxiliar de regulação médica (Tarm), os técnicos de enfermagem, condutores, enfermeiros e os médicos. Essa capacitação desenvolve em todas as pessoas uma visão critica e sistêmica, de todo o processo de atendimentos às vitimas de agravos agudos", esclarece. Os participantes têm aulas teóricas e práticas de legislação, regulação médica, trauma e parada cardiorrespiratória.

De acordo com o especislista, a população será a maior beneficiada, pois será assistida por profissionais que foram capacitados para o atendimento das urgências, nas mais atualizadas diretrizes. Kimura conta com o apoio da enfermeira Renata Schetino, na coordenação dos enfermeiros, compondo o grupo técnico. Schetino que é instrutora do ASCLS Somiti, tambem possui experiencia junto ao SAMU-BH.