Simpósio Ligami MG: engajamento aperfeiçoa aprendizado

31/03/2016

Dias 31 de março e 1 de abril aconteceram o 6º Simpósio Somiti da Ligami MG e o 1º Simpósio Regional Multiprofissional e Interdisciplinar das Ligas Acadêmicas de Urgência e Emergência e Medicina Intensiva.

Todas as vagas foram preenchidas duas semanas antes do evento, mostrando o engajamento dos acadêmicos junto à entidade. O encontro ocorreu na sede do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM MG) e teve como tema de destaque a sepse. Além da programação científica, houve prova de seleção para os acadêmicos que desejam participar das atividades da Ligami MG.

 Segundo o coordenador do Simpósio, o intensivista Saulo Saturnino, a Ligami MG tem por objetivo aprofundar o estudo desta especialidade no âmbito da graduação, enquadrando-se como atividade de extensão, que juntamente com pesquisa e ensino constituem o tripé universitário. “Representa oportunidade para o estudante de graduação conhecer aspectos teóricos e práticos da medicina intensiva, indo além das atividades da grade formal do curso, e para obter pontuação adicional em seu currículo”, conclui.

A coordenadora médica do Instituto Latino Americano de Sepse (Ilas), Flávia Machado, falou sobre 'a 'Sepse no Brasil' e disse que a iniciativa da Somiti e da Abramede, com a inserção da graduação no debate, é o que almeja o Ilas, como forma de mudar a visão atual sobre o tema, revertendo o índice de casos no país e a alta letalidade. "São 132,5 mil mortes potencialmente  relacionadas à sepse e 55,7% dos leitos de UTI com letalidade."

O Simpósio também contou com a participação da coordenadora do Programa de Insuficiência Cardíaca e Transplante Cardíaco do HC - UFMG, Maria da Consolação V. Moreira. Ela falou sobre a evolução das gerações, da educação médica e os desafios atuais. Ao final, ela foi homenageada pela Somiti e recebeu o certificado de sócia benemérita da entidade. Ao entregar o certificado, Saulo Saturnio disse aos alunos que a educação médica também ocorre por meio do exemplo e que Moreira é uma referência para todos os médicos e pesquisadores.