Regulamento



Serão aceitos resumos de trabalhos nas categorias de Pôster Científico e Experiência de Sucesso.

 

1 - DO PRAZO – O sistema para envio de resumos de trabalhos para o XV Congresso Mineiro de Medicina Intensiva e I Congresso Mineiro da Abramede Regional MG está no ar e ficará disponível até 24 de abril de 2017.

 

2 - DAS CATEGORIAS

 

2.1 - POSTER CIENTÍFICO

Para a submissão de trabalho científico (serão apresentados exclusivamente na modalidade pôster) o resumo deve conter obrigatoriamente os seguintes tópicos:

 a) Fundamento: o embasamento que determinou a realização do trabalho deve ser claro e sucintamente descrito.

 b) Objetivo: definir claramente o tema, indicando, se possível, a hipótese a ser testada.

 c) Delineamento: descrever as características do estudo (relato de caso, série de casos, estudo observacional, estudo de caso e controle, estudo prospectivo, ensaio clínico randomizado, etc).

 d) Amostra: descrever as características da amostra estudada.

 e) Métodos: descrever os métodos utilizados para coleta de dados, perdas e as intervenções realizadas;

 f) Análise estatística: descrever os métodos de análise estatística utilizados.

 g) Resultados: apresentar os resultados conectados às conclusões, de forma objetiva, porém fundamentada.

 h) Conclusões: devem estar fundamentadas pelos resultados apresentados, com dados concretos que respondam aos objetivos do trabalho. Determinar necessidade de corroboração com estudos futuros para aplicação clínica.

 Configurações

 a) Fonte: Times New Roman;

 b) Tamanho: 12;

 c) Margens: superior, inferior, esquerda e direita: 2,5cm;

 d) Tamanho do papel: A4 (21 x 29,7).

 Formatação

 Siga as seguintes regras:

 a) Título: caixa alta, negrito e justificado;

 b) Uma linha em branco;

 c) Autor e co-autores: Último sobrenome seguido dos demais nomes e sobrenomes, alinhar à esquerda; (ex.: Souza, S.A.)

 d) Na linha seguinte a Instituição do autor alinhada à esquerda.

 e) Uma linha em branco;

 f) Texto do resumo com no máximo 20 linhas;

 g) Uma linha em branco;

 h) E-mail do autor.

  

2.2 - EXPERIÊNCIA DE SUCESSO

 Para a submissão de experiências de sucesso (serão apresentados exclusivamente na modalidade pôster) o resumo, em texto livre, deve observar as normas de configuração e formatação descritas a seguir.

 Configurações

 e) Fonte: Times New Roman;

 f) Tamanho: 12;

 g) Margens: superior, inferior, esquerda e direita: 2,5cm;

 h) Tamanho do papel: A4 (21 x 29,7).

 Formatação

 Siga as seguintes regras:

 i) Título: caixa alta, negrito e justificado;

 j) Uma linha em branco;

 k) Autor e co-autores: Último sobrenome seguido dos demais nomes e sobrenomes, alinhar à esquerda; (ex.: Souza, S.A.)

 l) Na linha seguinte a Instituição do autor alinhada à esquerda.

 m) Uma linha em branco;

 n) Texto do resumo com no máximo 20 linhas;

 o) Uma linha em branco;

 p) E-mail do autor.

 

3 - DO ENVIO – Os resumos dos pôsteres deverão ser enviados exclusivamente por este site, até a data limite: 24 de abril de 2017.

Para submissão do trabalho, o autor responsável pelo envio, deverá, obrigatoriamente, estar inscrito no congresso.

Os resumos devem ser inéditos, não tendo sido previamente publicados ou apresentados em outros congressos. O autor não poderá enviar mais de um resumo baseado em um mesmo trabalho de investigação.

O autor deverá definir a categoria e a classificação de resumos dos trabalhos. A comissão organizadora reclassificará os resumos que não obedecerem a classificação ou estiverem classificados inadequadamente.

Importante: Não será permitida a inserção ou troca de nomes de autores, co-autores ou instituições, e nem emendas nos textos, após o envio do resumo.

Não se esqueça de inserir os nomes e o CPF de todos os envolvidos no(s) trabalho(s).

 Instruções para o cadastro no site:

 1. Entre no link “Submissão” na “Área do Autor” clique na opção desejada.

 2. Caso ainda não tenha se cadastrado clique em "Ainda não sou Cadastrado" e crie seu seu login e senha. Você receberá a mensagem a seguir:

 Cadastro realizado com sucesso, mas é preciso confirmá-lo, clicando no link enviado no e-mail cadastrado no login.

Uma mensagem será enviada para o e-mail cadastrado. Clique no link indicado e confirme o login e a senha. Você receberá a mensagem: Seu cadastro foi confirmado, agora você já pode submeter trabalhos.

 IMPORTANTE: caso não receba a solicitação de confirmação, verifique sua caixa de “spam”. Não sendo localizado, entre em contato com a Secretaria Executiva pelo email: somiti@somiti.org.br pelo telefone: 3222-3172.

3. Após o cadastro entre novamente no link “Submissão” e coloque seu login e senha em “Já sou cadastrado”. Preencher os dados e anexar o documento, clique em “Salvar trabalhos”.

4. Após salvar o trabalho abrirá a tela cadastro de autores: tenha em mãos os seguintes dados de cada autor: CPF, nome completo, nome científico, instituição, e-mail de contato. Marque se o autor é o apresentador ou não.

Após o cadastro de cada autor clique em “Salvar Autor”. Após o cadastro do último autor, clique em “Concluir Cadastro”.

5. Após concluir o cadastro abrirá a tela – “Trabalho Cadastrado com Sucesso”.



4 - DA SELEÇÃO – Para que os trabalhos sejam avaliados pela Comissão Julgadora de Pôster, é imprescindível que todas as orientações deste regulamento sejam seguidas rigorosamente.

Todos os resumos recebidos que estiverem de acordo com este regulamento, serão avaliados pela Comissão Julgadora de Trabalhos Científicos.

Os resumos serão encaminhados aleatoriamente para a CJP, sendo que cada resumo será julgado por 3 especialistas e cada um atribuirá 05 (cinco) notas (com base nos critérios citados abaixo). Cada trabalho receberá o total de 15 notas, e ao final será extraída a média e a consequente seleção ou não, do tema para apresentação.

Os pôsteres aprovados deverão ser apresentados de acordo com a definição da Comissão Organizadora do Congresso.

Os critérios para julgamento são:

 1. Relevância e Originalidade.

 2. Clareza e pertinência dos objetivos; coerência com a metodologia.

 3. Delineamento de pesquisa adequado aos objetivos.

 4. Descrição dos métodos/procedimentos e análise estatística adequados ao delineamento. Descrição clara da população e tamanho da amostra. Definição das variáveis em estudo, principalmente de intervenção ou exposição e desfecho.

 5. Importância para o avanço do conhecimento. Potencial de aplicabilidade e impacto dos resultados.

 Os Pôsteres que apresentarem notas muito discordantes após avaliação por parte da Comissão Julgadora de Posters, serão revisados pela Comissão Científica do Congresso.

Na avaliação das experiências de sucesso, os itens de avaliação que não se aplicam (2, 3 e 4) deverão ser pontuados com a nota máxima, de forma a não comprometer a avaliação final.

Os resumos selecionados serão reproduzidos e publicados no site da Somiti exatamente como foram enviados (é terminantemente proibido qualquer tipo de inclusão, correção ou alteração nos Pôsteres recebidos).



5 - DA APRESENTAÇÃO – Após a conclusão da seleção, os autores, cujos resumos tiverem sido aprovados, serão comunicados via e-mail, sobre o link para acesso aos Trabalhos, onde constarão todas as informações necessárias à sua apresentação.

 Os resumos serão apresentados exclusivamente no formato de pôster e concorrerão ao “Prêmio Somiti de Incentivo à Pesquisa Científica – José Luiz de Amorim Ratton”.

Os resumos aprovados serão publicados para consulta no programa oficial distribuído durante a realização do congresso.

O apresentador deverá obrigatoriamente estar inscrito no congresso.



6 - DA PREMIAÇÃO – Serão premiados os 2 melhores pôsteres em cada categoria (Pôster Científico e Experiência de Sucesso). Somente concorrerão à premiação, os autores que atenderem as instruções descritas neste Regulamento.

Os vencedores serão informados durante o congresso sobre o local da Solenidade de entrega dos prêmios.