Somiti faz aniversário

25/11/2020

Em 24 de novembro de 1980 reuniram-se, no Centro de Estudos do Hospital Felício Rocho, os médicos Ildeu Batista de Oliveira, José Augusto Peixoto Guimarães, José Luiz de Amorim Ratton, Luiz Gonzaga Vaz Coelho, Newton Pereira de Mendonça Procópio, Sérgio Luiz de Lima, Raimundo Antônio de Melo e Valmy Lessa Couto Filho para fundarem a Sociedade Mineira de Terapia Intensiva, a Somiti. O professor Mário López foi escolhido como presidente honorário. Posteriormente, mais de 20 diretorias o sucederam.

A Sociedade começou como entidade médica, mas sempre em consonância com as necessidades assistenciais, tornando-se pioneira em estimular o trabalho em equipe e abrir as porta a todos os profissionais necessários à constituição da “Unidade Multiprofissional”.

O reconhecimento da especialidade ocorreu em 2002, por meio do trabalho de vários profissionais, em destaque o Dr. Hermann Alexandre V. von Tiesenhausen.

Os cursos de imersão, iniciados na década de 90, deram fôlego e autonomia à entidade em suas atividades científicas de qualidade. Eles evoluíram e se multiplicaram. O Centro de Treinamento da Somiti é uma realidade.

Lembramos a todos de que a Somiti pertence a cada associado que prioriza a valorização da especialidade, o desenvolvimento científico, a educação continuada e o treinamento, tudo para garantir uma assistência segura à comunidade. Temos muito a evoluir e possuímos a estrutura necessária para novos desafios.

Contamos com todos vocês.