Somiti participa de simulado de trauma

03/10/2015

O Departamento de Psicologia da Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (Somiti) participou, dia 2 de outubro, no Parque Municipal, em Belo Horizonte, do simulado de acidente com múltiplas vitimas, promovido pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM MG). 

Participaram 200 estudantes de medicina, enfermagem, psicologia e fisioterapia. A cena incluiu um acidente de trânsito, com vítimas presas nas ferragens, uma moto atingida e diversas pessoas que estariam no ponto de ônibus, resultando em 25 feridos. A população acompanhou o simulado e recebeu orientações.

Membro da Somiti, a psicóloga e professora da Puc Minas, Ana Maria Pueyo Blasco de Magalhaes, destacou que o treinamento nas habilidades de comunicação é considerado determinante na facilitação da eficácia de resultados seguros para as vítimas e da qualidade nos processos de ensino e aprendizado. Segundo ela, o convite para participação da Somiti foi da professora Valenir Machado, coordenadora do curso de Psicologia da FCM MG, com o objetivo de preparar os alunos como observadores qualificados nas interações comunicacionais das equipes de socorristas, com o ambiente de trauma e as pessoas vitimadas. Além de Magalhaes, atuaram as psicólogas Denise Pimenta e Tárcia Dutra.

Os alunos preparados utilizaram uma ferramenta de ensino denominada checklist / ou lista de verificação das etapas da comunicação em simulação, elaborada especialmente para esta prática. Nas explanações dialogadas foram objetivadas as habilidades de comunicação das equipes de primeira resposta, nas interações com o ambiente e as pessoas vitimadas no acidente. Após o término do cenário, professores, convidados e alunos participaram de uma atividade de reflexão, denominada debriefing. "A importância nesse momento pós-simulação, além de possibilitar a consolidação do aprendizado, é proporcionar um espaço ético para a expressão de reações emocionais vivenciadas. A identificação de tensões no impacto do trauma do acidente simulado auxilia a manutenção de estratégias de enfrentamento, importantes para a saúde mental dos participantes. A atividade contou com a participação especial do professor Júlio Santana, da PUC-Minas, e membro do SAMU de Sete Lagoas, que nos ajudou a entender aspectos relevantes do trabalho do SAMU em situações de trauma", contou Magalhães.  

A assessora pedagógica da FCM MG, Jaqueline Barata, valorizou a importância da atividade para o direcionamento da assistência e da participação multiprofissional, que inclui o psicológico no apoio às vítimas e familiares.

Veja como foi