Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde apresenta os objetivos da resposta do SUS à pandemia de COVID-19

11/04/2020

Ministério da Saúde logotipoO Ministério da Saúde (MS) publicou – no dia 9 de abril de 2020 – um novo Boletim Epidemiológico que apresenta os objetivos da resposta do Sistema Único de Saúde (SUS) à pandemia de COVID-19. Entre os objetivos estão a interrupção da transmissão de humano para humano; a identificação oportuna dos casos de COVID-19; o isolamento dos sintomáticos e atendimento dos pacientes; o fomento de estudos e pesquisas; a aquisição de produtos e insumos; o combate as fake news; e a mitigação do impacto social e econômico no país.

Para o MS, “as estratégias de distanciamento social adotadas pelos estados e municípios, contribuem para evitar o colapso dos sistemas locais de saúde, como vem sendo observado em países desenvolvidos como EUA, Itália, Espanha, China e recentemente no Equador. Ao tempo, essas medidas temporárias, permitem aos gestores tempo relativo para estruturação dos serviços de atenção à saúde da população, com consequente proteção do Sistema Único de Saúde” (página 33).

O documento ainda traz as seguintes informações: Situação epidemiológica; Teste rápido: orientações para uso; Balanço da situação de testes laboratoriais; Estratégia de afastamento laboral; Conceitos de Medidas de Distanciamento Social (MDS); Fases epidêmicas; e Análise de risco para o SUS (atualizada).

Clique aqui para baixar o Boletim Epidemiológico n. 08.