Diretor da Somiti participa da elaboração das “Diretrizes para diagnóstico e tratamento da COVID-19” do Ministério da Saúde

08/04/2020

Dr. Hugo Corrêa de Andrade Urbano

O Diretor 1º Tesoureiro da Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (Somiti) e Diretor Científico da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) – Dr. Hugo Corrêa de Andrade Urbano – participou da elaboração das “Diretrizes para diagnóstico e tratamento da COVID-19”. Lançado no dia 7 de abril, o documento do Ministério da Saúde (MS) reúne evidências científicas do mundo inteiro relacionadas à prevenção, ao diagnóstico, ao tratamento e ao monitoramento de pacientes infectados por coronavírus.

O documento foi elaborado em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do SUS (PROADI-SUS); os Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) do Hospital Sírio Libanês e do Hospital Moinhos de Vento; e a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB).

A publicação traz estudos e informações sobre formas de transmissão, tratamentos de suporte, triagem para identificação de grupos de risco e direcionamento para o tratamento medicamentoso. Além disso, ela orienta sobre os casos em que é necessário o uso de aparelhos de auxílio à respiração de pacientes – como inaladores e oxigenoterapia.

As diretrizes ainda mostram a importância das medidas de prevenção e do distanciamento do social. Clique aqui para baixar as “Diretrizes para diagnóstico e tratamento da COVID-19” do Ministério da Saúde.