Nota Técnica da Anvisa orienta sobre o uso de plasma convalescente como procedimento experimental no combate à COVID-19

06/04/2020

ANVISA logotipo

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou a Nota Técnica 19/2020 que orienta pesquisadores e médicos sobre o uso de plasma convalescente como procedimento experimental no combate à Covid-19. O plasma convalescente – parte líquida do sangue coletada de pacientes que se recuperaram da infecção pelo novo coronavírus – pode ajudar a combater a infecção viral por meio de seus anticorpos.

Embora estudos científicos com o plasma convalescente tenham sugerido resultados promissores, eles derivam de análises não controladas e com tamanho limitado de amostras. A Anvisa conclui que os atuais estudos ainda são insuficientes para a comprovação definitiva sobre a eficácia potencial do tratamento, requerendo uma avaliação mais aprofundada na forma de estudos clínicos.

A Agência orienta ainda que o plasma convalescente seja utilizado em protocolos de pesquisa clínica com os devidos cuidados e controles necessários. Todos os procedimentos devem ser realizados sem prejuízo do disposto em legislação específica sobre a autoridade e a conduta médica do profissional prescritor. “Os pesquisadores ou equipes médicas devem entrar em contato com os serviços de hemoterapia para obtenção de plasma convalescente e seguir, rigorosamente, os critérios técnicos aplicáveis para doação, testes laboratoriais, processamento, armazenamento, transfusão de sangue e manejo de eventos adversos, conforme definido pelas normas da Anvisa e do Ministério da Saúde (MS), além de outras orientações específicas do MS para Covid-19” (ANVISA, 2020).

Clique aqui para baixar a Nota Técnica 19/2020.