Somiti fala sobre psicologia das emergências e desastres

28/08/2015

A Somiti participou, dia 27 de agosto, com a palestra Psicologia das Emergências e Desastres: Promoção da Saúde, da III Mostra Mineira de Práticas em Psicologia. O evento, promovido pelo Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), aconteceu na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, de 9h às 18h, em comemoração ao Dia do Psicólogo.

Representantes da Somiti também distribuiram o Cartão de Cuidado em Emergência para a população e deram informações completas sobre como agir em situações de emergências.

Segundo a psicóloga Juliana Padilha, embora as pessoas evitem falar no assunto morte, é preciso que o indivíduo esteja preparado para todas as possibilidades, deixando por escrito a forma com que deseja que tudo seja feito. No caso de uma emergência, informações são vitais. "De posse do Cartão de Cuidado, contendo todas as informações solicitadas, o emergencista terá condições de oferecer uma assistência mais adequada e com mais segurança".

A psicóloga Gláucia Rezende ressaltou que o cuidado vai além das questões físicas. Para ela, no cuidado intensivo, todos os profissionais são importantes. "Buscamos em cada olhar a excelência de um atendimento possível por uma equepe multidisciplinar", completou.

Na mesma data, a psicóloga Denise Pimenta, do Departamento de Psicologia da Somiti, participou do II Encontro de Psicologia Hospitalar do Hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte, ao lado do diretor da Sociedade Brasileira de Clínica Médica - Regional Minas Gerais, Breno Figueiredo Gomes. O tema escolhido foi 'A comunicação de más noticias: estratégias e competências', considerado importante para o treinamento das equipes de saúde e com ótima avaliação na pesquisa de satisfação do encontro.

Para imprimir seu Cartão de Cuidado.

A Psicóloga Juliana Padilha orientou a população presente - Fotos: Douglas Barbosa

 1