Ministério da Saúde amplia o monitoramento de casos suspeitos de COVID-19

10/03/2020

Ministério da SaúdeA partir do dia 9 de março, o Ministério da Saúde passará a testar todos os pacientes internados com quadro gripal grave ou leve. Nos casos graves, serão investigados os pacientes internados com casos já confirmados de coronavírus e que apresentem Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Os casos leves, de Síndrome Gripal (SG), serão atendidos nas Redes Sentinela – presentes em postos de saúde, Policlínicas e hospitais.

A medida é tomada independentemente do histórico de viagem de pessoas ao exterior. A ampliação da identificação de casos de coronavírus é feita a partir de amostras com resultado negativo para outros vírus gripais, desde que a amostra venha de cidades com casos confirmados da doença.

O Ministério da Saúde passou a adotar a terceira definição da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre casos suspeitos de coronavírus. O objetivo é identificar uma possível transmissão comunitária – aquela que ocorre quando não é possível rastrear a origem da infecção.

Com a ampliação da identificação dos casos, será possível identificar os vírus circulantes. Além disso, também será possível compreender o perfil viral do coronavírus, sua sazonalidade, transmissibilidade e comportamento no país.