Entrevista com Liliane Reis Pontes – voluntária da Somiti

12/02/2020

Liliane Reis Pontes – voluntária da Somiti

A Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (Somiti) e a Associação Brasileira de Medicina de Emergência – Regional Minas Gerais (Abramede-MG) possuem um programa no qual os voluntários têm a oportunidade de participar de diversas atividades como o Salve Vidas e o Curso de Primeiros Socorros. Além disso, eles podem compor a comissão organizadora de eventos como o Congresso Mineiro de Terapia Intensiva.

Entre os novos voluntários, que ingressaram no programa no final de janeiro, está Liliane Reis Pontes – acadêmica de Enfermagem do 2º período da Faculdade Pitágoras. Nesta entrevista, ela fala de sua vida acadêmica, do que está aprendendo como voluntária e de quais são impressões dela sobre o programa.

 

Fale um pouco da sua experiência enquanto acadêmica de Enfermagem.

 

Eu comecei a Enfermagem no ano de 2015, na cidade de Sete Lagoas, onde eu morava com meus pais. No entanto, eu tive que interromper em 2016. Naquela época eu trabalhava como vendedora e comecei a sentir intensas dores de cabeça, do nada. Fui em vários hospitais e eles falaram que era nervosismo. Mas, depois de alguns dias, eu retornei ao hospital e fui diagnosticada com uma Trombose na jugular esquerda. Eu fiquei sete dias na UTI e quase morri. Foi aí que confirmei que queria fazer Enfermagem. Se eu melhorasse, se saísse dessa, eu ia continuar com a Enfermagem. Eu amo a Enfermagem. Eu estou numa luta constante porque, entre todas as pessoas da sala, eu me sinto um pouco mais velha. Mas, eu acho que vou conseguir.

 

Você participou, juntamente com os demais voluntários, do treinamento no final de janeiro. O que você aprendeu lá?

 

Nós pudemos aprender sobre RCP [Reanimação Cardiopulmonar] e como se usa o DEA [Desfibrilador Externo Automático]. Eu ainda não tinha visto isso no meu curso de Enfermagem. Foi bem interessante. O que eu aprendi, eu acredito que foi muito útil pra mim. Eu sempre tive o sonho de fazer curso na Somiti. Eu liguei várias vezes perguntando valores de cursos, mas eu não consegui fazer ainda. Eu só tenho a agradecer, foi realizador, foi agregador, foi tudo! Muito obrigada mesmo! Eu estou muito feliz, muito feliz mesmo! Eu saí realizada de lá.

 

O que você aprendeu no treinamento está sendo, ou teria sido útil para você?

 

Antes de entrar na área de saúde, o meu vizinho faleceu de infarto. Isso aconteceu quando eu morava em Sete Lagoas. O meu vizinho era um senhor diabético, mas que tinha uma vida normal e gostava de ir na cavalgada. Em um domingo, ele saiu de casa e caiu na calçada. Estava cheio de pessoas em volta. Todos olhavam. Só olhavam. Quando o Samu chegou, o médico falou que foi uma parada cardíaca. Tentaram socorrê-lo, mas já não tinha nada a ser feito. Se fosse hoje, com o treinamento da Somiti, eu poderia socorrê-lo até o Samu chegar. Hoje eu até sei ensinar alguém a fazer. Isso é o mais importante: ensinar o outro a fazer.

 

Como você está vendo a sua experiência como voluntária?

 

É uma oportunidade única, porque a Somiti é uma escola referencial. A Somiti promove os melhores cursos na área de Terapia Intensiva em Belo Horizonte. E, como Enfermeira, eu pretendo trabalhar na área intensivista. É meu sonho trabalhar na UTI. Quando eu fiquei na UTI, eu olhava tudo aquilo e pensava: “meu Deus, eu quero trabalhar nisso, eu quero entender todas essas máquinas, porque isso é incrível”!

Você poder falar de vida é muito interessante. Você poder passar para as pessoas o que você sabe é muito bom! E, também, o voluntariado vai contar para o meu currículo. Com o aprendizado que eu vou adquirir na Somiti, eu vou conseguir me destacar dos demais. Eu vou poder ter um currículo diferenciado pro meu mercado de trabalho. É uma oportunidade única, porque são profissionais que estão no mercado há muito tempo. E, pra minha carreira, vai ser incrível! Vai ser uma coisa que... poxa! Eu terei um aprendizado na Somiti, eu farei um voluntariado que vai contribuir para o meu crescimento profissional.

 

E vale a pena ser voluntária?

 

Eu acho que vale a pena demais, que todos têm que agarrar essa oportunidade! As vezes achamos “ah, eu não vou ir não”. Como hoje [dia do treinamento Hands Only], que eu vim embaixo de chuva e, por isso, me atrasei. Mas, nós temos que agarrar essas oportunidades, porque elas são únicas! Não é toda escola, não é todo lugar, que olha para os estudantes e dá a eles uma oportunidade de ter um conhecimento maior. A Somiti oferece isso.