Instrutora da Somiti apresenta trabalho na American Heart Association

12/12/2019



Dra. Christiane CR Cimini no Scientific Sessions da American Heart AssociationA instrutora da Somiti, Dra. Christiane CR Cimini, apresentou um estudo no Scientific Sessions da American Heart Association (AHA). Cimini – que também é Médica Intensivista de adultos em Teófilo Otoni e Professora Adjunta do curso de Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – exibiu os resultados parciais e positivos do trabalho no dia 16 de novembro, nos Estados Unidos. Para a Dra. Christiane apresentar os resultados no Scientific Sessions da AHA “significa o reconhecimento da maior sociedade mundial de cardiologia a um trabalho desenvolvido em Minas Gerais, dentro de uma região de baixa renda”, diz.

A pesquisa de Cimini faz parte de um projeto maior, que também é desenvolvido em outros três países além do Brasil: Índia, África do Sul e Estados Unidos. O estudo intitulado “Implementation of multifaceted strategy for the control of hypertension and diabetes in primary care in a low-income and resource constrained region: HealthRise Brazil Project” é quasi-experimental, do tipo antes e depois. Dessa forma, ele analisou os impactos de uma intervenção multifacetada no controle da hipertensão arterial e da diabetes na população estudada.

A intervenção incluiu as seguintes atividades: capacitação de profissionais das equipes de saúde da família; fortalecimento de grupos operativos; envio de mensagens de texto para celular de pacientes; organização do fluxo de consultas; ampliação do acesso racional a exames complementares; e desenvolvimento e implementação de um sistema de informação com suporte à decisão clínica. Um total de 3.992 pacientes hipertensos e 1.028 pacientes diabéticos foram acompanhados entre outubro de 2017 a outubro de 2018.

Alguns dos resultados parciais estão descritos na imagem abaixo:

Resultados parciais do Projeto HealthRise no Brasil
O projeto foi conduzido pela Faculdade de Medicina do Mucuri (FAMMUC/UFVJM) e pelo Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFMG – em parceria com a Medtronic Foundation, a Abt Associates e o Institute for Health Metrics and Evaluation. O estudo, multicêntrico e multinacional, faz parte do Projeto HealthRise e foi financiado pela Medtronic Foundation.

Dra. Christiane CR Cimini no Scientific Sessions da American Heart Association O trabalho apresentado no AHA é fruto dos esforços de uma equipe de 12 autores, que colheu e analisou dados de 10 municípios da Macrorregião Nordeste de Minas Gerais – no Vale do Mucuri. Para a Dra. Cimini, esse é o diferencial da pesquisa. “Nós pegamos as melhores evidências científicas mundiais e nacionais e colocamos dentro dos protocolos de atendimento do SUS”, esclarece.

Fazem parte da equipe do Projeto HealthRise: Milena Soriano Marcolino, João Antonio de Queiroz Oliveira, Junia Xavier Maia, Vânia Soares de Oliveira e Almeida Pinto, Patrick Wander Endlich, Márcia Maria Oliveira Lima, Lucas Tavares Nogueira, Thábata Queiroz Vivas de Sá, Leonardo Bonissom Ribeiro, Maria Cristina da Paixão e o pesquisador principal, Prof. Dr. Antonio Luiz Pinho Ribeiro.

Os resultados da pesquisa também foram apresentados no 74o Congresso Brasileiro de Cardiologia, em 21 de setembro, em Porto Alegre.