Unimed escolhe curso Somiti para capacitação

19/07/2019

Dias 29 de junho e seis de julho, médicos cooperados da Unimed BH participaram, na Maternidade Unimed – Unidade Grajaú, do curso de imersão teórico-prático de Fundamentos de Suporte Intensivo Obstétrico (FCCS OB), ministrado pela Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (Somiti).

Participaram 30 profissionais, sendo dez médicos da Maternidade do Novo Hospital Unimed – Unidade Betim, que podem atender pacientes grávidas com doenças graves em pronto-socorro, enfermaria, centro cirúrgico, sala de parto ou UTI, ou que buscam aprimoramento em cuidados intensivos.  O superintendente da Maternidade Unimed Grajaú, Frederico Peret, disse que este primeiro curso visa formar multiplicadores em cuidados intensivos aplicados às complicações da gravidez – anestesiologistas, intensivistas e obstetras. "Esta é uma estratégia que também visa apoiar as iniciativas do Projeto Parto Adequado, na redução das complicações obstétricas e mortalidade materna".

O coordenador do FCCS da Somiti, intensivista e anestesiologista Leandro Carvalho, explica que o programa segue os mais recentes aprimoramentos no cuidado da gestante por meio de diretrizes internacionais consagradas. "As pacientes grávidas possuem particularidades em sua fisiologia que dificultam o diagnóstico e tratamento de várias doenças. Reconhecer estas particularidades, diagnosticar e tratar doenças específicas da gravidez e doenças comuns que podem também afetar a grávida são os maiores desafios encontrados pelos profissionais de saúde neste grupo especial de pacientes. E estes são os objetivos principais do nosso curso."

O curso traz estações que vão além do domínio da obstetrícia, permitindo que o médico atue com segurança, mediante o manejo da pré-eclâmpsia grave, parada cardíaca na paciente grávida, sepse e síndrome de desconforto respiratório agudo, hemorragia pós-parto e na reanimação neonatal, dentre outras situações.

 

Mais informações sobre o FCCS OB