Obstetras investem no FCCS OB

21/05/2019

A equipe da Somiti comandada pelo presidente da entidade, Hugo Urbano, e pelo cooordenador do Fundamental Critical Care Society (FCCS) da Somiti, Leandro Braz de Carvalho, capacitou mais de 40 médicos, dias 18 e 19, em Recife, na versão Obstetrics do curso (FCCS OB). 

De acordo com Urbano, é muito importante ver os obstetras em busca de atualização e conhecimento para garantir o melhor cuidado da sua paciente na Terapia Intensiva. "O curso traz estaçãoes que vão além do domínio da obstetrícia, permitindo que o médico atue com segurança, mediante o manejo da pré-eclâmpsia grave, parada cardíaca na paciente grávida, sepse e síndrome de desconforto respiratório agudo, hemorragia pós-parto e na reanimação neonatal", explica. O presidente conta que durante o XVI Congresso Mineiro de Medicina Intensiva haverá, no dia oito de junho, uma sala específica para estudos de casos obstétricos.

Carvalho acrescenta que o programa segue os mais recentes aprimoramentos no cuidado da gestante por meio de diretrizes internacionais consagradas.  "As pacientes grávidas possuem particularidades em sua fisiologia que dificultam o diagnóstico e tratamento de várias doenças. Reconhecer estas particularidades, diagnosticar e tratar doenças específicas da gravidez e doenças comuns que podem também afetar a grávida são os maiores desafios encontrados pelos profissionais de saúde neste grupo especial de pacientes. E estes são os objetivos principais do nosso curso."

Mais informaçãoes sobre o FCCS OB