Somiti no Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem

25/04/2019

A Somiti foi representada no 2º Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem 2019, em São Paulo, dias 23 e 24 de abril, pelo seu instrutor e professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), enfermeiro Clayton Lima Melo. Ele apresentou os temas ‘Monitorização do paciente crítico’ e ‘Simulação realística como estratégia de ensino para o cuidado seguro’.

Segundo Melo, o Congresso nacional abordou diversas áreas da enfermagem, com destaque para temas relacionados à emergência, gestão, qualidade e segurança. “Com novidades também em tecnologia complexas que podem beneficiar o cuidado com o paciente.”

O enfermeiro, que também representou a Associação Brasileira de Terapia Intensiva (Abenti), conta que durante as palestras ele pode contextualizar a metodologia utilizada em cursos de imersão, ensino na graduação e educação permanente nos serviços. “Experiências sobre indicações, vantagens e aplicabilidades da simulação realística foram compartilhadas. Destacamos a relevância da estrutura, configuração de cenários, adequação de manequins e materiais próprios, bem como a preparação e imersão em conteúdos prévios, para que as pessoas possam atuar com base de conhecimento. Trabalhei muito a questão do CHA – Conhecimento – Habilidade – Atitude – pontos fundamentais para a simulação realística, visando a aplicabilidade do conhecimento adquirido e das técnicas para a realização dos procedimentos.”

Melo destacou a importância da comunicação e do trabalho integrados das equipes e, ainda, a relevância do método debriefing, que deve ser aplicado ao término das simulações. “É importante que as pessoas aprendam diante do erro e vejam um potencial de melhoria por meio da atividade de simulação realística”.

ENFERMAGEM NO CONGRESSO MINEIRO

De 6 a 8 de junho, a Somiti promove o XVI Congresso Mineiro e Medicina Intensiva com cursos e uma sala para a enfermagem com temas importantes para os profissionais da área. Confira!