FCCS tem avaliação positiva

A Somiti promove o Fundamental Critical Care Society (FCCS) e os demais cursos da família 'Fundamentals' da Society of Critical Care Medicine (SCCM) em suas edições atuais - FCCS (Adulto), PFCCS (Pediátrico),  FCCS OB (Obstétrico) e FDM (Gerenciamento de Desastres). Em breve, teremos também o FCCS Cirúrgico.

Desde 1997, a Sociedade é responsável pela administração de cursos destinados a médicos, enfermeiros e fisioterapeutas no exercício do tratamento de paciente em Unidade de Terapia Intensiva, com certificação internacional da SCCM.

No ano passado, a Somiti trouxe para o Brasil, o curso Fundamentos de Suporte Intensivo Obstétrico (FCCS Obstétrico). Em dezembro de 2018 e março de 2019 foram realizadas as duas primeiras turmas e o resultado foi muito positivo.

 

O que dizem os alunos

A aluna Gabriela Braga, ginecologista e obstetra no Hospital Odilon Behrens, em Belo Horizonte, diz que percebe uma deficiência importante na formação clínica do ginecologista obstetra e que o curso oferece a oportunidade para o preenchimento de algumas dessas lacunas. “Interessei-me pelos temas que seriam abordados pelo FCCS Obstétrico e, tendo a certeza da qualidade dos cursos da Somiti, decidi me inscrever.” Para Braga, o curso superou todas as suas expectativas. “Além de contar com profissionais de excelência e extremamente capacitados, que ministraram as aulas, a interação entre os alunos das diferentes especialidades que faziam o curso foi um bônus muito interessante. Recomendo demais!”

 A ginecologista e obstetra Cassiana Bastos Campos elogiou o programa. “Achei que seria interessante e fui surpreendida positivamente. Os temas abordados são de extrema importância e de alta prevalência na nossa prática diária. Além disso, a troca de experiência com os colegas intensivistas e anestesistas foi muito proveitosa”, afirma.

O obstetra que trabalha com gestantes de alto risco, Luiz Guilherme Neves, relata que procurou o curso da Somiti pela indicação de colegas de trabalho e o seu interesse em discutir casos de alta complexidade com intensivistas. “Achei o curso interessante, permitindo a abordagem por dois lados: a visão do intensivista e a visão do obstetra, além de propiciar esse diálogo entre as clínicas.”

 A médica generalista Kamila Matos, também considerou o curso relevante. “Pretendo me especializar na área de ginecologia e obstetrícia. Trabalho em um hospital que atende também partos e, por isso, decidi fazer o curso FCCS Obstétrico. Achei muito relevante tudo que foi dito, pois percebemos o quanto é mais difícil fazer alguns diagnósticos na gestante. Aprender a ficar de olho nos detalhes é essencial para um bom atendimento. Amei o curso e, apesar de ainda ser generalista, sei que usarei muitos dos conhecimentos adquiridos no meu dia a dia, até conseguir me especializar de fato.”

 

 Novas turmas previstas

Segundo o presidente da Somiti, Hugo Urbano, o objetivo é ampliar o número de turmas em todos os cursos da família FCCS. “No caso do obstétrico, esta é a primeira vez que o curso é realizado fora dos EUA, por iniciativa do coordenador do Curso FCCS da Somiti e membro do Comitê do Programa FCCS da SCCM, Leandro Carvalho. O programa é direcionado para todos que lidam com gestantes em condições graves. Um conteúdo bastante completo, que fará a diferença no dia a dia dos profissionais”.

 Uma nova turma está aberta para o mês de junho de 2019. Hospitais e operadoras de saúde já buscam a Somiti para realizar o treinamento de suas equipes envolvidas com o cuidado obstétrico, em Minas Gerais e outros Estados.

O especialista Leandro Braz de Carvalho acrescenta que o programa segue os mais recentes aprimoramentos no cuidado da gestante por meio de diretrizes internacionais consagradas.

 "As pacientes grávidas possuem particularidades em sua fisiologia que dificultam o diagnóstico e tratamento de várias doenças. Reconhecer estas particularidades, diagnosticar e tratar doenças específicas da gravidez e doenças comuns que podem também afetar a grávida são os maiores desafios encontrados pelos profissionais de saúde neste grupo especial de pacientes. E estes são os objetivos principais do nosso curso."

 As aulas incluem:

  • mudanças fisiológicas da gravidez,
  • manejo das vias aéreas,
  • monitorização hemodinâmica,
  • tratamento da pré-eclâmpsia e eclâmpsia,
  • sepse na gravidez,
  • doença tromboembólica,
  • hemorragia obstétrica,
  • mortalidade materna,
  • lesão renal aguda,
  • manejo do parto e do recém-nascido
  • transporte da paciente grávida.

 

As estações de habilidade incluem:

  • manejo da pré-eclâmpsia grave,
  • parada cardíaca na paciente grávida,
  • sepse e síndrome de desconforto respiratório agudo,
  • hemorragia pós-parto,
  • parto e reanimação neonatal.

 

 Saiba mais sobre o curso