Cursos enriquecem pré-congresso

05/02/2019

O XVI Congresso Mineiro de Medicina Intensiva acontece de 6 a 8 de junho. Com o tema central ‘O Pilar do Cuidado Centrado no Paciente’, o evento, que visa atender todas as necessidades da equipe multiprofissional, também contempla:

 • IV Congresso Mineiro de Nutrição em Terapia Intensiva;

 • III Olimpíada Mineira de Simulação ABRAMEDE-SOMITI;

 • II Congresso Mineiro de Psicologia Hospitalar, Emergência e UTI

 • I Congresso Mineiro de Enfermagem em Terapia Intensiva.

 

No dia 5 de junho, acontecem os cursos pré-congresso, na sede da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), de 8h às 18h.

Os temas são:

• Neuroemergências

• Enfermagem nas Emergências

 • Curso Ventilação Mecânica não invasiva

 • Trauma na Terapia Intensiva

 

Neuroemergências

O departamento de Neurointensivismo da Somiti, em parceria com a Associação Brasileira de Medina de Emergência – Regional Minas Gerais (Abramede MG) apresentam neste curso as novidades da especialidade, reunindo teoria e práticas nas abordagens de controle glicêmico e da PAS na injúria cerebral grave, sedação cooperativa, síndrome de hiperatividade simpática e um Up to date na HSA aneurismática. A coordenação é do presidente do Congresso e diretor do Neurointensivismo da Somiti, Jorge Luiz da Rocha Paranhos, com a participação de autoridades do neurointensivismo.

 

Enfermagem nas Emergências

 A enfermagem tem papel relevante no atendimento das emergências e o curso traz, em sua segunda edição, aulas teóricas e práticas para atualizar o profissional sobre os protocolos de atendimento de enfermagem na ‘hora de ouro’. O conteúdo inclui as principais entidades nosológicas que compõem a assistência nas unidades de pronto atendimento. As abordagens envolvem: eventos hemodinâmicos, trauma, sepse, neuroemergências, insuficiência respiratória e o politrauma, que serão devidamente exploradas quanto ao manejo inicial dessas emergências.

 

Ventilação Mecânica não Invasiva

 A ventilação mecânica não invasiva (VMNI) sofre significativas atualizações tecnológicas e evolui constantemente em termos materiais, com o constante aparecimento de novos ventiladores e modos ventilatórios, novas interfaces, mais e melhores acessórios. Tal evolução está diretamente relacionada com o aumento das indicações clínicas para esta terapêutica, tanto no contexto agudo como crônico. O curso elaborado pela Somiti e Abramede MG oferece conteúdo importante para atualização dos profisionais que atuam na área.

 

Trauma na Terapia Intensiva

O trauma no ambiente da emergência e terapia intensiva exige dos profissionais domínio das alternativas para monitorização do paciente e identificação para atuação multidisciplinar nas diferentes especialidades, com ênfase no cuidado sistematizado. Com a experiência de quem ministra o Advanced Life Support (ATLS), Somiti e Abramede MG desenvolveram um curso pré-congresso para atualizar os profissionais e ampliar a troca de experiências por meio de estudos de casos.

 

Conheça a Comissão Organizadora do XVI Congresso Mineiro de Medicina Intensiva

Mais informações