Balanço 2018

21/12/2018

O ano de 2018 foi muito produtivo para a Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (Somiti), que cumpriu sua missão de salvar vidas através do ensino. Durante todo o período, investiu na educação continuada e na proximidade com os acadêmicos e população.

Com a participação de uma equipe multiprofissional altamente capacitada, a Somiti treinou 6.734 alunos, superando o número de 2017 (4.971). Foram ministrados 370 cursos:

• Advanced Cardiovascular Life Support (ACLS) - 172

• Manejo das Viaa Aéreas e Intubação Traqueal (Mavit) - 39

• Basic Life Support (BLS) – 46

• Outros - 113

A novidade entre os cursos foi o lançamento do Fundamental Critical Care Support Obstetric (FCCS OB). Também foi ampliada a parceria do Prehospital Trauma Life Support (PHTLS) e as ações junto ao Advanced Trauma Life Support (ATLS), com a equipe do ATLS MG. Outra entidade parceira é a Sociedade Mineira de Pediatria , para a realização do curso 'Suporte Avançado de Vida em Pediatria' (PALS). Junto aos associados, em todo o estado, a Somiti promoveu ações como IV Curso de Ventilação Mecânica da UTI, em Juiz de Fora, com 101 participantes.

No período de março a novembro, a Somiti recebeu 208 acadêmicos e jovens médicos, que participaram do Curso Somiti para Residentes e Especializandos em Medicina Intensiva (Cremi), composto por aulas semanais gratuitas, com as mais diversas abordagens da terapia intensiva. A iniciativa propaga conhecimento e prepara os alunos para a prova de Titulo de Especialista da Associação Brasileira de Medicina Intensiva (AMIB).

Além das atividades desenvolvidas pela Somiti, a entidade particpou e apoiou 51 eventos de instituições diversas. Foram distribuídas bolsas para cursos de imersão e o relacionamento com as instituições de ensino do estado foi ampliado. A atuação aconteceu nos principais eventos da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, Unifenas, Faminas, PUC-MG e UFMG. Ainda junto aos acadêmicos, a Sociedade contribuiu com a parte teórica e prática do Congresso da Sociedade de Acadêmicos de Medicina de Minas Gerais (Sammg), com 500 participantes.

Junto às Ligas Acadêmicas, a Somiti realizou o evento do ‘Dia Mundial da Sepse, com 184 participantes. Na oportunidade, foram selecionados 80 acadêmicos, para atuação na Liga de Terapia Intensiva, Ligami. Os integrantes partcipam de atividades práticas, no Centro de Terapia Intensiva do Hospital Vila da Serra, e de atividades teóricas, semanais, junto ao Curso para Residentes e Especializandos em Medicina Intensiva (Cremi).

Comunidade

Ao salvar vidas através do ensino, a Somiti consolida sua vocação como instituição sem fins lucrativos, que promove a capacitação profissional e amplia os conhecimentos também do público leigo. As informações são multiplicadas por meio do Projeto Salve Vidas. Com atuaçao de voluntários, acadêmicos e instrutores, a Somiti treina pessoas, gratuitamente, para realizar os primeiros passos da' Cadeia de Sobrevivência', isto é, o reconhecimento da parada cardiorrespiratória, a busca por ajuda especializada e a realização correta da massagem cardíaca.

Em 2018, o ‘Salve Vidas’ treinou 1.505 pessoas, deixando-as aptas para a realização da manobra de ressuscitação cardiopulmonar. Foram 38 ações realizadas por todo o estado. Destaque para os treinamentos nas escolas do município de Nova Lima, onde foram treinadas, aproximadamente, mil crianças.

Por meio do site, blog e das redes sociais, a Somiti amplia o relacionamento com seu público, compartilhando conteúdo relevante e aumentando a interatividade com profissionais da saúde e população.

Acompanhe nossas mídias!

 

Acesse o relatório

 

Confira os registros fotográficos