Fundamental Critical Care Support Obstetrics

10/12/2018

A Somiti inova mais uma vez! O curso Fundamental Critical Care Support Obstetrics acontece, pela primeira vez fora dos EUA. As aulas foram ministradas na sede da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), em Belo Horizonte, dias 8 e 9 de dezembro.

O intensivista, Leandro Braz de Carvalho, que é Coordenador do Curso Fundamental Critical Care Support (FCCS) SCCM/ Somiti, membro do Comitê do Programa FCCS da Society of Critical Care Medicine (SCCM), especialista em anestesiologia e medicina intensiva foi o responsável pela coordenação da iniciativa. “Participei da primeira turma, em San Antônio, Texas. É um curso integrado, com instrutores intensivistas e obstetras, para todos os profissionais que lidam com gestantes em condições graves”, conta Carvalho. O obstetra Frederico Peret também ministrou aula, nesta primeira edição, e trouxe atualizações importantes.

De acordo com Carvalho, está sendo atualizado todo o programa para os mais recentes aprimoramentos no cuidado do paciente crítico, seguindo as diretrizes internacionais consagradas. “O Comitê é responsável pela elaboração do novo conteúdo, aulas teóricas e estações práticas, apostilas e materiais complementares”, completa.

O especialista também  assina o capítulo sobre ‘Vias Aéreas de Emergência’, no livro do novo curso ‘Fundamentos em Terapia Intensiva para Pacientes Cirúrgicos’ (FCCS Surgical). A previsão para lançamento do livro e início dos cursos é em fevereiro de 2020, e o trabalho para a versão em português do livro e do curso serem lançados no Brasil também é intenso, segundo Carvalho.

 

Teste seus conhecimentos

No Blog da Somiti foi publicado um teste sobre Sepse em paciente grávida com infecção. O quiz é oportunidade de testar seus conhecimentos sobre temas importantes do dia a dia do atendimento na urgência, emergência, pré-hospitalar e terapia intensiva. Participe. Para aprofundar seus estudos, não deixe de consultar as referências bibliográficas.

Somiti é pioneira

A Somiti é, atualmente, a única instituição nos países de língua portuguesa a promover o FCCS na sua edição atual. Desde 1997, a Sociedade é responsável pela administração do curso que é destinado a médicos, enfermeiros e fisioterapeutas no exercício do tratamento de paciente em Unidade de Terapia Intensiva, com certificação internacional da SCCM.

Para Carvalho, fruto do esforço dos instrutores do FCCS que, de forma voluntária, trabalharam na tradução da quinta edição, publicada em 2012, e sexta edição, publicada em 2016, com o único objetivo de trazer aos alunos conteúdo e conhecimentos atualizados. Segundo o coordenador, a longevidade da parceria é também o reconhecimento do papel da Somiti na divulgação e realização do curso FCCS no Brasil. A nova edição irá fazer parte do conteúdo do curso do FCCS, promovido pela SCCM em todo o mundo, representado no Brasil pela Somiti. O intensivista ressalta que o cuidado ao paciente crítico requer atenção e conhecimento atualizados e que o curso FCCS engloba vários conceitos e práticas utilizadas pelos intensivistas no seu dia-a-dia. “É importante que o conteúdo do curso esteja de acordo com os mais recentes avanços e condutas adotados e aceitos mundialmente.”