Departamento de Fonoaudiologia

07/11/2018

O departamento de Fonoaudiologia da Somiti reuniu profissionais de diversos hospitais de Belo Horizonte, no Centro de Treinamento da Sociedade, dia 5 de novembro. O encontro contou com a presença do presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia 6ª Região, Raimundo de Oliveira Neto e da conselheira Danielle Dias.

Na pauta:

  • Novos Recursos Terapêuticos - práticas respiratórias voltadas para a reabilitação fonoaudiológica;
  • Protocolo de Encaminhamento ao Serviço de Fonoaudiologia;
  • Protocolo de Decanulação;
  • Blue Dye Test.

A coordenadora do departamento, Maria Carolina de Lima Faria, destaca a relevância da reunião aberta para troca de experiências e atualizaçãoo das práticas atuais da profissão na unidades de Terapia Intensiva.

Blue Dye Test

Sobre a utilização de corantes azuis para o Blue Dye Test em pacientes com traqueostomia, tanto no âmbito nacional quanto internacional, Faria afirma que não há um consenso que estabeleça um padrão. O departamento produziu parecer sobre o tema.

Confira!

Até o dia 30 de novembro, quem desejar integrar o departamento de Fonoaudiologia da Somiti deve enviar carta de intenção, falando sobre sua vida profissional e as possíveis contribuições ao grupo, para o e-mail: fonosomiti@gmail.com. O candidato precisa ser sócio e estar quite com a Somiti.