Simpósios têm início

14/09/2018

Construir os próprios bonecos para aprender manobras de ressuscitação cardiopulmonar é uma das atividades de 1500 crianças das escolas Públicas de Nova Lima, que participam da ação promovida pela Somiti e Abramede MG, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Lima e Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), de 11 a 20 de setembro. Os instrutores da Somiti também levam equipamentos profissionais e falam da importância de manter a calma e chamar por ajuda.

 São contempladas com o treinamento as escolas:

  •  Escola Municipal Martha Drumond Fonseca
  • Escola Municipal Vicente Estevão
  • Escola Municipal Benvinda Pinto Rocha
  • Escola Municipal Dalva Cifuentes
  • Escola Municipal Dona Antonieta Dias de Souza
  • Escola Municipal Florie Wanderley Dias

A instrutora do BLS da Somiti, a enfermeira Talline Costa, conta que fica emocionada com a ação. "Lugar de criança é brincando, aprendendo a salvar vidas". Ela reforça que as campanhas de conscientização reduzem, mensalmente, em mais de 15% as incidências de parada cardiorrespiratória em ambiente extra-hospitalar e em mais de 16% a mortalidade por esta causa.

Esta ação direcionada ao público leigo integra o II Simpósio Abramede MG e XX Simpósio Somiti que abordam a parada cardiorrespiratória (PCR) e seus diversos desafios no atendimento. No dia 13 foram tratados os temas: "Desafios do atendimento a PCR no adulto", Hércília de Souza (enfermeira); "Desafios do atendimento a PCR na criança", Talline Costa (enfermeira) e "Desafios do atendimento a PCR no neonato", Vitório Guedes (enfermeiro). Nesta sexta-feira (14) as palestras têm continuidade com abordagem ao suporte avançado. "Uso da adrenalina durante a PCR - atualização", Daniel de Castro Azevedo (médico); "Manejo das vias aéreas durante a PCR", Christiano Altamiro Coli Nogueira (médico); "Cuidados pós PCR", Érika de Azevedo L. Mássimo (enfermeira) e "A importância da equipe de alta performance no atendimento da PCR", Thaís Oliveira Gomes (enfermeira).

 No dia 15, as entidades se unem às outras especialidades, na Reunião Multidisciplinar sobre sepse, também na sede da AMMG.