Simpósios começam quinta

10/09/2018

A Somiti e a Abramede MG, em parceria com a Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), se uniram para a realização de simpósios que abordaram a parada cardiorrespiratória (PCR) e seus diversos desafios no atendimento, incluindo ressuscitação cardiopulmonar (RCP) para leigos. O evento acontece dias 13 e 14 de setembro, na sede da AMMG. No dia 15, elas se unem a outras especialidades, na Reunião Multidisciplinar sobre sepse (saiba mais).

 Segundo a vice-presidente da Abramede MG, Maria Aparecida Braga, o objetivo dos simpósios é conscientizar médicos e profissionais de saúde sobre dois temas de grande relevância, com campanhas no mês de setembro: PCR e sepse. A American Heart Association (AHA) estimula que, pelo menos 40 mil pessoas sejam treinadas, até 30 de setembro, nos cursos de RCP. “Estão sendo ministrados, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Lima, treinamentos gratuitos em escolas da cidade. Todos os professores já foram capacitados e, entre 11 a 20 de setembro, treinaremos cerca de 1500 alunos da escola pública. Estamos levando conhecimento também para a comunidade, já que a maioria dos casos acontece nas ruas, residências e locais de trabalho”, conta Braga.

 O presidente da Somiti, Hugo Urbano, explica que é fundamental, não apenas o treinamento de todos os profissionais de saúde, mas também da população. “As ações no momento da parada são fundamentais para o resultado do atendimento. Nessas situações, se o paciente tiver ao seu lado pessoas leigas bem treinadas, elas farão toda a diferença.”

 

Mais informações sobre a capacitação: (31) 3247 1645.