Campanha propõe revisão

06/09/2018

A Somiti participa da campanha da Associação Brasileira de Medicina Intensiva (AMIB) e convida seus associados para votação no Choosing Wisely, campanha promovida pela American Board of Internal Medicine Foundation (Abim Foundation). Ela sugere que a eficácia clínica de determinados exames e tratamentos deve ser revisada.

A adesão da AMIB à campanha aconteceu em outubro de 2017 e, desde então, foi criado um comitê de especialistas que está elaborando as recomendações para a especialidade. Segundo a Associação, a ponderação sobre a necessidade dos exames, tratamentos e testes terapêuticos reduziria desperdício no sistema de saúde, além de proporcionar aos pacientes maior segurança. Conforme divulgou, a Amib entende que isso acontece principalmente na Medicina Intensiva, em que a tomada de decisão deve ser rápida e muitas vezes determinados exames, como tomografias e ressonância, além de apresentarem riscos no transporte do paciente, pouco agregam ao seu diagnóstico.

De acordo com Ederlon Rezende, membro do comitê de especialistas que pauta a discussão na Amib, “a iniciativa consolida um debate antigo. Estamos empolgados em promover essa discussão e é de suma importância a participação de todos os intensivistas associados. A ideia do Choosing Wisely é contribuir com o diagnóstico e qualidade de vida do paciente crítico. Apresentaremos o documento final no CBMI 2018”.

Bases das recomendaçãoes

As recomendações são baseadas em cinco pilares indicados pela pesquisa:

1) que desponte de uma postura de liderança médica;

2) multiprofissional;

3) centrado no paciente;

4) transparente;

5) baseado em evidências.

 Por meio do método DELPHI, metodologia de tomada de decisão que reúne profissionais com experiências diversas para debater de maneira anônima, o comitê deliberou dez recomendações, das 28 que foram inicialmente elencadas. As dez recomendações do Choosing Wisely foram colocadas em votação para todos os associados. Os participantes elencarão as cinco que julgam mais relevantes. Um documento de diretrizes para os intensivistas brasileiros será criado com as cinco mais votadas.

 A votação vai até o dia 12 de setembro.

 

VOTAR