Medicina Baseada em Evidências

23/08/2018

A Somiti apoiou o curso Medicina Baseada em Evidências realizado pela Associação Médica de Minas Gerais (AMMG) e o grupo 'Mais Evidências', dia 15 de agosto, na sede da entidade. A Somiti sorteou o curso Suporte Avançado de Vida em Infectologia (Savi) e o prêmio foi para a acadêmica de medicina Isabella de Fátima Vilela. Segundo a gestora de qualidade da Somiti e vice-presidente da Abramede MG, Maria Aparecida Braga, o Savi foi desenvolvido para propiciar aos profissionais educação avançada em ambiente de simulação realística, o que vai ao encontro da proposta da medicina baseada em evidências.

A segunda ediçao do curso já tem nova data marcada, 3 de outubro,  de acordo com a presidente da AMMG, Maria Inês de Miranda Lima, a iniciativa tem continuidade como forma de valorizar informações e novidades em bases seguras, em prol da boa prática da medicina e da segurança dos pacientes. O coordenador e fundador do ‘Mais Evidências’ Reginaldo Valácio, afirma que efeitos que realmente importam para os pacientes deveriam guiar as decisões na medicina, o que nem sempre acontece. “Esta é a preocupação que tem motivado a busca pelo curso e o reconhecimento de sua importância pelos participantes das últimas edições.” Ele salienta que “saímos do livro texto do século XX para um mundo repleto de informações digitais do século XXI. O curso ajuda a selecionar as informações que realmente importam na prática médica”.

De acordo com Valácio a metodologia utilizada é a GRADE, recomendada pela própria Organização Mundial de Saúde. “Com ela fica mais fácil definir prioridades, conviver com as incertezas e, principalmente, compartilhar a tomada de decisões com a equipe médica, os pacientes e seus familiares”, explica Valácio. Ele destaca que a metodologia GRADE traz mais transparência para a tomada de decisões, e avançou em uma linguagem que permite engajamento de pacientes, do jornalismo científico e dos gestores.

Mais informações: (31) 3247-1600.