Em maio, o maior evento da Medicina Intensiva no estado

14/05/2015

XIV Congresso Mineiro de Medicina Intensiva

Nos dias 21 a 23 de maio de 2015, Belo Horizonte sediará o XIV Congresso Mineiro de Medicina Intensiva e o II Congresso Mineiro de Nutrição em Terapia Intensiva,  que serão realizados no Minascentro e terão como tema central a "Mobilização precoce em cuidados intensivos e novos horizontes de segurança e qualidade".

A mobilização precoce do paciente crítico tem se mostrado eficaz, devendo ser estimulada em todas as unidades de terapia intensiva. A expectativa é receber cerca de 1.300 profissionais de todos os cantos do estado.

O encontro reúne, a cada dois anos, profissionais envolvidos no cuidado do paciente crítico, entre médicos intensivistas, pediatras, neonatologistas, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, cirurgiões-dentistas e psicólogos.



II Congresso Mineiro de Nutrição em Terapia Intensiva

Juntamente com o XIV Congresso Mineiro de Terapia Intensiva, será realizado o II Congresso Mineiro de Nutrição Intensiva, que discutirá aspectos inerentes à nutrição de pacientes em tratamento intensivo. Serão debatidos temas referentes às indicações de suporte nutricional, à segurança e qualidade em sua administração e à avaliação de resultados obtidos em situações específicas, como a administração em pacientes idosos ou obesos, por exemplo.

Programação Científica Clique Aqui

Atividades científicas

No dia 21 de maio (quinta-feira), as palestras serão apresentadas em um único auditório, com temas interdisciplinares, de interesse a todos os profissionais que trabalham nas UTIs.

Nos dias 22 e 23 (sexta-feira e sábado), cada especialidade terá um auditório dedicado à sua área, para tratar de assuntos relevantes a cada profissional: Medicina Intensiva Adulto, Medicina Intensiva Pediátrica/Neonatal, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia e Psicologia.

13 internacionais confirmados

Profissionais de destaque mundial estarão presentes nos três dias de evento. São eles: o médico Andrés Esteban (Espanha), a enfermeira Carol Thompson (Estados Unidos) e os pediatras Alexandre Rotta e Jerry Zimmerman (ambos dos Estados Unidos) e Kanwaljeet Anand (Índia), o fisioterapeuta Miguel Gonçalves (Portugal), os médicos latino-americanos Guillermo Bugedo (Chile), Andrés Escobar (Colômbia), Daniel Godoy (Argentina), José Antônio Carmona (México), o médico Ricardo Matos (Portugal), e o enfermeiro Antônio José de Almeida (Portugal).

Conheça os palestrantes internacionais Clique Aqui

Cursos pré-Congresso

Além da grade científica, a Somiti oferece, nos dias 19 e 20 de maio (datas que antecedem o Congresso), nove cursos pré-Congresso.