Projeto Salve Vidas

07/03/2018

Equipe da aeronáutica participou nesta quarta-feira (7/03/2018) do Projeto Salve Vidas da Somiti. O treinamento de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) usando apenas as mãos foi ministrado pelo instrutores Bárbara Braga e Raphael Alcântara. Sem fins lucrativos, a Sociedade garante aos profissionais de saúde e comunidade acesso gratuito às informações e capacitação. 

A gestora de qualidade da Somiti e vice-presidente da Abramede MG, Maria Aparecida Braga, afirma que o objetivo é orientar a comunidade para que possam atuar com segurança e assertividade diante de uma situação de emergência. Braga explica que na Somiti a terapia intensiva e a emergência evoluem para uma assistência segura, alicerçada na excelência do trabalho em equipe, onde funções bem definidas e o respeito profissional, necessários para o seguro desenvolvimento das ações, são sempre privilegiados. "A Campanha Salve Vidas propõe ensinar os profissionais de saúde e a população em geral sobre os fundamentos do atendimento à parada cardiorrespiratória, incluindo o seu reconhecimento precoce e a importância da realização adequada da Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), triplicando a chance de sobrevida. Todas essas ações são incentivadas e realizadas em parceria com a American Heart Association (AHA), a referência mundial na organização e atualização das evidências em RCP. A Somiti possui 15 departamentos, nas mais diversas áreas de ação, e seus profissionais promovem e participam de eventos."

RCP usando as mãos Programa Salve Vidas

 

ATIVIDADES RCP USANDO APENAS AS MÃOS

 A programação é conduzida conforme melhor aproveitamento didático do aluno. As práticas são realizadas através de casos clínicos e simulações em manequins e exposição de vídeo.Com duração de 30 mintos. A programação inclui:

 • Ensinar à população como lidar com vítimas de parada cardíaca e triplicar a chance de sobrevida.

• Fornecer orientações no caso de alguém encontrar um adolescente ou adulto caído no chão, preparando-o para:

 - Ligar ou pedir alguém para telefonar para o número de emergência local – SAMU 192;

 - Posicionar-se ao lado da vítima e apoiar as mãos espalmadas no centro do peito da vítima;

 - Iniciar a compressão no centro do peito forte e rápido (100 a 120 por minuto) até que chegue ajuda.

 

 Mais informações: (31) 2512-0791.