Balanço de Gestão

09/02/2018

O ano de 2017 foi de muito crescimento e realizações para Sociedade Mineira de Terapia Intensiva. Nossa Somiti fortaleceu parcerias importantes, nacionais e internacionais, e cumpriu sua missão de salvar vidas através do ensino. Investimos na educação continuada, mais proximidade com os acadêmicos e população e valorização multiprofissional.

Com a participação de uma equipe dedicada e de altíssimos conhecimentos técnico e prático, treinamos 4971 alunos, mais que em 2016, quando capacitamos 3909 profissionais. Lançamos sete cursos, visando atender necessidades específicas da emergência e terapia intensiva. São eles: Suporte Avançado de Vida em Infectologia (SAVI), Princípios de Ventilação Mecânica na Criança (PVMC), Eletrocardiograma na Prática (ECG), Peripherally Inserted Central Venous Catheter Ultrasound (PICC US), Segurança do Paciente para Profissionais de Saúde (SPPS) e Terapêutica Farmacológica na Emergência (TEFE). Também ampliamos a parceria do Prehospital Trauma Life Support (PHTLS), com a ‘Reanimação’, e estreitamos as ações junto ao Advanced Trauma Life Support (ATLS), com a equipe do João XXIII, e Suporte Avançado de Vida em Pediatria (PALS), com a Sociedade Mineira de Pediatria. Ao todo foram 242 cursos, dentre eles 126 ACLS, 22 Mavit e 25 BLS.

Os eventos promovidos pela Somiti também foram sucesso de público e conteúdo científico, fortalecendo a atualização multiprofissional, a troca de experiências e o convívio entre os participantes de todo o estado. Realizamos o XV Congresso Mineiro de Medicina Intensiva e I Congresso Abramede MG, em maio, com a presença de 1028 inscritos e vários palestrantes renomados, entre eles, oito convidados internacionais. Durante o evento desenvolvemos, no centro da capital mineira, uma simulação realística de acidente automobilístico, com vítima e resgate, em conjunto com corpo de Bombeiros e SAMU. A atividade levou à realização de novos simulados na BR 040, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Faminas.

No período de março a novembro recebemos 184 acadêmicos e jovens médicos para o Curso Somiti para Residentes Especializandos em Medicina Intensiva (Creme), composto por aulas semanais gratuitas, com as mais diversas abordagens da terapia intensiva. Junto aos nossos associados, em todo o estado, promovemos o III Curso de Ventilação Mecânica da UTI em Juiz de Fora, com 131 participantes e ministramos cinco Jornadas. Em parceria com a Abramde MG fizemos a 6ª Jornada Integração Somiti Juiz de Fora, com 124 inscritos, 7ª Jornada Integração Somiti Muriaé, 236 pessoas, 8ª Jornada Integração Somiti Pouso Alegre, 95 participantes, 9ª Jornada Integração Somiti Governador Valadares, 117 profissionais, 10ª Jornada Integração Somiti - Triângulo Mineiro, 51 presentes e a 11ª Jornada Integração Somiti/AbramedeMG, em Uberaba, e a 1˚ Olimpíada Mineira de Simulação em Medicina de Emergência e Terapia Intensiva, em Montes Claros, com 105 inscritos.

Participamos e apoiamos 47 eventos de instituições diversas e distribuímos bolsas para cursos como o ACLS e o BLS. Atuamos no Congresso da Sociedade de Acadêmicos de Medicina de Minas Gerais (Sammg), com 500 participantes, além de apoiar os principais eventos da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, Unifenas, Faminas, PUC MG e UFMG, com ensinamentos da RCP. Em comemoração aos 120 anos de BH, ofertamos à Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte a capacitação de 240 técnicos e auxiliares de enfermagem lotados em Unidades Básicas de Saúde, dos nove distritos Sanitários.

Junto as Ligas Acadêmicas empreendemos uma forte ação de consciência da boa formação profissional e ampliamos o conhecimento dos participantes por meio do I Encontro das Ligas Acadêmicas, 53 participantes, ‘Dia Mundial da Sepse’, 237 presentes na primeira edição e 242 na segunda, além do 6º e 7º Simpósio Somiti da Ligami, com 166 e 220 integrantes, respectivamente. A Defesa profissional também foi contemplada pela entidade com a realização do VII Fórum sobre o tema.

Para 2017 foram selecionados 80 acadêmicos que atuarão na Liga de Terapia Intensiva, Ligami, com atividades como estágio prático no CTI do Hospital Vila da Serra, parte teórica com 30 módulos hora/aula semanal no Curso para Residentes e Especializandos em Medicina Intensiva, que também prepara para a Prova de Titulo de Especialista da Associação Brasileira de Medicina Intensiva (Amib). Desta forma, consolidamos nossa vocação como instituição sem fins lucrativos, que busca a capacitação profissional e amplia os conhecimentos para o público leigo por meio do Projeto Salve Vidas. Ele treina pessoas, gratuitamente, para realizar os primeiros passos da' Cadeia de Sobrevivência', isto é, o reconhecimento da parada cardiorrespiratória, a busca por ajuda especializada e a realização correta da massagem cardíaca. Para este trabalho contamos com voluntários, colaboração de nossos instrutores e acadêmicos para a atividade. Em 2017 treinamos 1013 pessoas, em 15 ações realizadas em locais públicos, empresas e escolas. É importante ressaltar que, por meio do Blog da Somiti e das redes sociais de nossa entidade, estreitamos nosso relacionamento com nosso amplo público, levando informações e aumentando nossa interatividade.

Para 2018 estamos verticalizando nas áreas que desenvolvemos expertise: cursos de imersão cada vez mais acessíveis para os colegas do interior, com disponibilidade de datas mais frequentes; divulgação de conhecimento e atividades pelas mídias sociais e EAD - Educação à Distância com a gravação das aulas do CREMI, que serão disponibilizadas para os sócios; educação continuada nas atividades do CREMI e LIGAMI com seleção de nova turma para estágio no CTI do Hospital Vila da Serra; engajamento em ações de VOLUNTARIADO ampliando nossa capacidade de difundir conhecimento como fizemos com os treinamentos de BLS - Basic Life Support nas UPAS da Prefeitura de Belo Horizonte.

Neste ano de 2018 manteremos as parcerias consolidadas e ampliaremos o número de pessoas capacitadas, promovendo, cada vez mais, a educação continuada, principalmente no interior de Minas Gerais. Em conjunto com as demais entidades representativas da especialidade, trabalharemos também na valorização profissional. Contamos com a participação de todos e desejamos um ano novo muito promissor e com mais vidas salvas!

Hugo Urbano

Presidente Somiti

 Acesse o relatório de gestão

Profissionais foram capacitados gratuitamente Parcerias importantes consolidadas Residentes tiveram acesso gratuito a mais conhecimento

Acompanhe registro completo