9º Simpósio Somiti da Ligami

 

 

O 9º Simpósio Somiti da Ligami e o 4º Simpósio Multiprofissional e Interdisciplinar das Ligas Acadêmicas de Emergência e Medicina Intensiva acontecem dias 4 e 5 de fevereiro (2019), 19h30, no auditório do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais - CRM MG (Edifício Américo Renné Giannetti - Rua dos Timbiras, 1200 - Belo Horizonte). O encontro terá como tema central a sepse.

Os eventos promovem a seleção de acadêmicos de medicina que desejam integrar a Ligami. Os selecionados participam de:

  • Estágio extracurricular na UTI do Hospital Vila da Serra;
  • Oportunidades de capacitação profissional em cursos e eventos Somiti/Abramede MG;
  • Isenção no curso BLS conforme edital.

 

 

 

 

 

Segundo o presidente da Somiti, Hugo Urbano, o objetivo é ampliar as vivências dos acadêmicos e incrementar o conhecimento para além do conteúdo apresentado na faculdade. "Por meio da Ligami conseguimos valorizar também a especialialidade e o contato dos futuros médicos com as equipes multiprofissionais." A diretora da Abramede MG, MariaAparecida Braga, ressalta a importância dos integrantes da Ligami nos diversos eventos da emergência, incluindo simulados e debates.

Para a estudante de medicina Fernanda Araújo Avendanha participar da Ligami foi uma grande oportunidade para a formação acadêmica. "A Liga tem acesso a aulas teóricas semanais sobre os temas mais relevantes da medicina intensiva com profissionais conceituados, com possibilidade de aprofundamento e atualização dos conhecimentos adquiridos na faculdade. Além disso, conta com um estágio extracurricular na Unidade de Terapia Intensiva e na Unidade Coronariana no Hospital Vila da Serra no qual podemos vivenciar a prática da especialidade. Essa atividade também é um diferencial no currículo do acadêmico para o concurso de residência médica."

O também acadêmico Thales Figueiredo ressalta que, durante o ano de 2017, teve a oportunidade de coordenar a Liga Acadêmica de Medicina Intensiva de Minas Gerais. "Foi uma experiência única, onde pude perceber a importância da proximidade entre os acadêmicos de medicina e as entidades médicas para o melhor desenvolvimento do conhecimento e habilidades necessárias para o exercício profissional. Esse vínculo foi criado através das aulas semanais, com temas importantes da área da medicina intensiva e também através da vivência prática durante o estágio oferecido pela Liga."

A médica Iara Moreira Castro, que formou-se no segundo semestre de 2018, relata: “conheci a Somiti em 2012, quando cursava o primeiro ano de medicina. Deste então, até o oitavo período, fui secretária do curso Advanced Cardiovascular Life Support, ACLS. Foi muito produtivo e eu aprendi muito, principalmente sobre suporte de vida e como ministrar aulas. Em 2014, tive a oportunidade de participar e coordenar a Liga de Medicina Intensiva, Ligami, e virei instrutora do Basic Life Support, BLS. Em 2017 também integrei a Liga Acadêmica. Concluí o curso de medicina em 2018 e posso afirmar que a Somiti contribuiu muito com minha formação profissional. Este ano farei residência em obstetrícia e quero permanecer como instrutora do BLS da Somiti.”

 

A médica Iara Castro, que coordenou a Ligami em 2014, afirma que a experiência contribuiu com sua formação.

Foto: Arquivo pessoal

 

Saiba mais sobre a Ligami

Clique aqui para realizar a sua inscrição.

Edital