Diretoria apresenta resultados

O ano de 2017 foi de muito crescimento e realizações para Sociedade Mineira de Terapia Intensiva. Nossa Somiti fortaleceu parcerias importantes, nacionais e internacionais, e cumpriu sua missão de salvar vidas através do ensino. Investimos na educação continuada, mais proximidade com os acadêmicos e população e valorização multiprofissional.

Com a participação de uma equipe dedicada e de altíssimos conhecimentos técnico e prático, treinamos mais de cinco mil alunos. Lançamos sete cursos, visando atender necessidades específicas da emergência e terapia intensiva. São eles: Suporte Avançado de Vida em Infectologia (Savi), Princípios de Ventilação Mecânica na Criança (PVMC), Eletrocardiograma na Prática (ECG), Peripherally Inserted Central Venous Catheter Ultrasound (Picc US), Segurança do Paciente para Profissionais de Saúde (SPPS) e Terapêutica Farmacológica na Emergência (Tefe). Também ampliamos a parceria do Prehospital Trauma Life Support (PHTLS), com a ‘Reanimação’, e estreitamos as ações junto ao Advanced Trauma Life Support (ATLS), com a equipe do João XXIII, e Suporte Avançado de Vida em Pediatria  (Pals), com a Sociedade Mineira de Pediatria.

Para 2018 foram selecionados 80 acadêmicos que atuarão na Liga de Terapia Intensiva, Ligami, com atividades como estágio prático no CTI do Hospital Vila da Serra, parte teórica com 30 módulos hora/aula semanal no Curso para Residentes e Especializandos em Medicina Intensiva, que também prepara para a Prova de Titulo de Especialista da Associação Brasileira de Medicina Intensiva (Amib).

Os eventos promovidos pela Somiti também foram sucesso de público e conteúdo científico, fortalecendo a atualização multiprofissional, a troca de experiências e o convívio entre os participantes de todo o estado. Realizamos o XV Congresso Mineiro de Medicina Intensiva e I Congresso Abramede MG, em maio, com a presença de mais de mil inscritos e vários palestrantes renomados, entre eles, oito convidados internacionais. Durante o evento desenvolvemos, no centro da capital mineira, uma simulação realística de acidente automobilístico, com vítima e resgate, em conjunto com corpo de Bombeiros e SAMU. A atividade levou à realização de novos simulados na BR 040, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Faminas.

No segundo semestre ocorreram a 11ª Jornada Integração Somiti/AbramedeMG, em Uberaba, e a 1˚ Olimpíada Mineira de Simulação em Medicina de Emergência e Terapia Intensiva, em Montes Claros. Participamos e apoiamos 47 eventos de instituições diversas e distribuímos bolsas para cursos como o ACLS e o BLS. Atuamos no Congresso da Sociedade de Acadêmicos de Medicina de Minas Gerais (Sammg), com 500 participantes, além de apoiar os principais eventos da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, Unifenas, Faminas, PUC MG e UFMG, com ensinamentos da RCP. Em comemoração aos 120 anos de BH, ofertamos à Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte a capacitação de 240 técnicos e auxiliares de enfermagem lotados em Unidades Básicas de Saúde, dos nove distritos Sanitários.

Desta forma, consolidamos nossa vocação como instituição sem fins lucrativos, que busca a capacitação profissional e amplia os conhecimentos para o público leigo por meio do Projeto Salve Vidas. Ele treina pessoas, gratuitamente, para realizar os primeiros passos da' Cadeia de Sobrevivência', isto é, o reconhecimento da parada cardiorrespiratória, a busca por ajuda especializada e a realização correta da massagem cardíaca. Para este trabalho contamos com voluntários, colaboração de nossos instrutores e acadêmicos para a atividade. Em 2017 treinamos 1013 pessoas.

Para 2018 manteremos as parcerias consolidadas e ampliaremos o número de pessoas capacitadas, promovendo, cada vez mais, a educação continuada, principalmente no interior de Minas Gerais. Em conjunto com as demais entidades representativas da especialidade, trabalharemos também na valorização profissional. Contamos com a participação de todos e desejamos um ano novo muito promissor e com mais vidas salvas!

Hugo Urbano

Presidente Somiti