Enfermeiros representantes da Somiti integram VI Higlights

Dia nove de dezembro (2017), os enfermeiros do departamento de Enfermagem da Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (Somiti) e da diretoria da Associação Brasileira de Enfermagem e Terapia Intensiva (Abenti), Clayton Lima Melo, Lázaro França Nonato e Thais Oliveira Gomes, participaram do VI Higlights Pós-Congresso Mundial e Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva 2017.

O evento, idealizado pelo professor, enfermeiro Marcos Paulo Schlinz, lotou o auditório do Salão Nobre da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora (MG). Os profissionais da Somiti ministraram as palestras: ‘Gestão de Conflitos’, ‘Assistência ao paciente oncológico’, ‘Como gerenciar a longa permanência dos pacientes junto à equipe’, ‘Como minimizar a assimetria na comunicação’ e ‘Precisamos de mais leitos na Terapia Intensiva?

Melo recebeu a lapela da Associação Brasileira de Medicina Intensiva (Amib), de Schlinz, em uma bela homenagem. Ele assumirá a nova gestão, como membro da diretoria do Departamento de Enfermagem da AMIB. Na oportunidade, também foi lançado o IV Simpósio Internacional de Enfermagem em Terapia Intensiva, organizado em parceria com Abenti, Escola de Enfermagem da UFMG e Somiti, que acontecerá de 12 a 14 de julho (2018), na Faculdade de Medicina e na Escola de Enfermagem da UFMG, com o tema central: ‘As interfaces do enfermeiro na construção da alta performance, em unidades de terapia Intensiva’. Cursos pré-simpósio acontecerão no dia 11 de julho.

 

Veja a entrevista com o enfermeiro Lázaro França Nonato:

1) O que compreende o VI Highlights?

É um evento que tem como objetivo reproduzir os melhores momentos do XIII Congresso Mundial de Terapia Intensiva e XXII CBMI realizados no Hotel Windsor Barra, Rio de Janeiro, em novembro de 2017.

2) O que foi debatido neste evento?

Tivemos a oportunidade de levar atualizações apresentadas nos eventos do Rio de Janeiro, com temas e palestrantes originais desses encontros, ampliando os debates e as trocas de experiências.

 3) O que podemos destacar de relevante?

 Além dos debates com temas de grande relevância na assistência e gestão, houve a divulgação oficial do IV Simpósio Internacional de Enfermagem em Terapia Intensiva programado para p segundo semestre de 2018. Temos que valorizar também a atuação do enfermeiro intensivista e o associativismo, já que as entidades representativas da terapia intensiva possuem papel relevante na educação continuada e no desenvolvimento profissional.

 4) Que tipo de capacitação deve procurar o profissional que não participou do Congresso?

O enfermeiro intensivista deve procurar realizar a prova de concurso para obtenção do título de enfermeiro especialista em terapia intensiva adulto, pediátrico e neonatal, pela Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva e participar no nosso próximo Simpósio Internacional.

 5) Após o Highlights o que teremos em teremos de eventos e aplicação do que foi discutido?

Teremos o próximo IV Simpósio Internacional de Enfermagem em Terapia Intensiva, com o tema central: ‘As interfaces do enfermeiro na construção da alta performance em unidades de terapia intensiva.’ Esse evento acontecerá entre 11 a 14 de julho de 2018, sendo que o dia 11 de julho será destinado para cursos. Esse encontro acontecerá em Belo Horizonte e contará com a presença de palestrantes internacionais e nacionais.

Lázaro  Nonato Clayton Melo
Equipe de enfermeiros

Homengem Clayton

Professora, enfermeira Andreza Werli ao lado do presidente da Amib, Ciro Leite Mendes, e do presidente do departamento de Enfermagem da Amib, Melquiades Ramalho Thais Oliveira Gomes