Secretaria valoriza iniciativa

Capacitar profissionais para reconhecer e atender emergências cardiovasculares em qualquer cenário. Esse é o objetivo central do curso “Basic Life Support – BLS” (Suporte básico à Vida), oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA), por meio da Gerência de Educação em Saúde (GEDSA), em parceria com a Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (Somiti).

Para o secretário Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Jackson Machado, a capacitação constante do pessoal e a inovação são mecanismos que melhoram a qualidade do atendimento e resultam em bem-estar social e do próprio funcionário que se sente valorizado. "Treinar as equipes, valorizando os profissionais e a melhorando a assistência prestada à comunidade são premissas da vocação da Secretaria. A Somiti e a Associação Médica de Minas Gerais são grandes parceiras neste processo, que acontece nas comemorações dos 120 anos de BH."

 A gerente de Educação em Saúde, Cláudia Fidelis Barcaro, o treinamento em atendimento em urgência é de extrema importância para os trabalhadores da Atenção Primaria em Saúde. “Mesmo a urgência não sendo o principal foco do trabalho nas unidades básicas de saúde os profissionais devem estar preparados para prestar este cuidado sempre que necessário”, disse ela. “O curso Basic Life Support é internacionalmente reconhecido por sua excelência, e temos a expectativa de que, por meio da parceria com a SOMITI a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte melhore ainda mais o atendimento prestado aos usuários do Sistema Único de Saúde de Belo Horizonte,” reforçou a gerente.

A parceria com a SOMITI proporcionará à Prefeitura a qualificação de aproximadamente 240 técnicos e auxiliares de enfermagem lotados em UBS dos 09 distritos Sanitários.

 

Veja as fotos