SCCM se reúne com Somiti

21/11/2017

O presidente da Somiti, Hugo Urbano, e o coordenador do curso Fundamental Critical Care Support- Fundamentos do Cuidado Intensivo (FCCS), Leandro Braz de Carvalho, participaram de reunião promovida pela Society of Critical Care Medicine (SCCM), no Rio de Janeiro, dia oito de novembro (2017). O encontro foi orientado pela presidente da SCCM, Ruth Kleinpell, com a presença da responsável de Relacionamento da SCCM, Rossy Hernandez, futuro presidente da Amib, Ciro Mendes, e o gerente da Associação, Antônio Peres.

Kleinpell iniciou a reunião agradecendo o apoio da Amib e da Somiti na realização e divulgação do FCCS no Brasil. Disse que o objetivo da reunião era acordar entre as instituições a tradução para o português da sexta edição do curso FCCS. A tradução, já realizada pela equipe da Somiti, será disponibilizada para revisão pela Amib e posteriormente pela SCCM. A coordenação da tradução e os contatos com a SCCM serão feitos pelo representante da Somiti, Leandro Braz de Carvalho, que irá compor também o Comitê do FCCS a partir do próximo ano.

Urbano reforçou que a Somiti já está realizando o curso FCCS na 6a edição, com apostilas em inglês, sendo a única a possuir, junto com a SCCM, direito a realizar o curso no Brasil. Para Carvalho, fruto do esforço da Somiti, em especial dos instrutores do FCCS que, de forma voluntária, trabalharam na tradução da quinta edição, publicada em 2012, e sexta edição, publicada em 2016, com o único objetivo de trazer aos alunos conteúdo e conhecimento atualizados. Segundo o coordenador, o convite é também o reconhecimento do papel da Somiti na divulgação e realização do curso FCCS no Brasil.

Carvalho explica que a periodicidade de revisão do curso é de quarto anos e a sétima edição deverá ser concluída em 2020. “A partir de fevereiro de 2018 teremos reuniões presenciais nos congressos da SCCM, o primeiro deles em fevereiro de 2018, no Texas. Faremos ainda fóruns e discussões online. O Comitê será responsável pela elaboração do novo conteúdo do FCCS, contando aulas teóricas e estações práticas, apostilas e materiais complementares”, explica.

De acordo com o especialista, a sétima edição do FCCS atualizará todo o conteúdo para os mais recentes aprimoramentos no cuidado do paciente crítico, seguindo as diretrizes internacionais consagradas. O novo conteúdo ainda será definido pelo Comitê, em trabalho contínuo.

A nova edição irá fazer parte do conteúdo do curso do FCCS, promovido pela SCCM em todo o mundo, representado no Brasil pela Somiti. “Deverá estar disponível a partir de 2021, em todos os cursos realizados mundialmente. Pretendemos lançar a edição brasileira concomitantemente com a edição americana”, afirma Carvalho. O intensivista ressalta que o cuidado ao paciente crítico requer atenção e conhecimento atualizados e que o curso FCCS engloba vários conceitos e práticas utilizadas pelos intensivistas no seu dia-a-dia. “É importante que o conteúdo do curso esteja de acordo com os mais recentes avanços e condutas adotados e aceitos mundialmente.”