Livro aborda 'Psicologia em Unidade de Terapia Intensiva'

16/11/2017

No dia oito de novembro (2017) foi lançado o livro 'Psicologia em Unidade de Terapia Intensiva: Intervenções em situações de urgência subjetiva', durante 12º Congresso Mundial de Medicina Intensiva, realizado no Rio de Janeiro. A coordenadora do departamento de Psicologia da Somiti, Tárcia Dutra, assinou um dos caítulos da obra.

Segundo Dutra, sua participação foi possível por meio de um convite, no inicio desse ano de 2017, feito pela psicóloga e editora do livro, Fernanda Saboya, da Sotierj. "Faço uma homenagem à amiga Ana Maria Magalhães. Antes do seu falecimento preparávamos o material para o XVI Congresso Mineiro de Medicina Intensiva e o I Congresso de Psicologia Hospitalar com ênfase na emergência e UTI e tínhamos a intenção de escrever sobre o tema simulação realística. Quando ocorreu a morte da Ana, em dezembro de 2016, surpreendendo a todos."

No capítulo, a autora discute a importância da simulação para capacitação permanente das equipes de saúde, como uma metodologia ativa de ensino. Ela descreve também os modelos de simuladores, os processos estruturais das simulações, a importância do Debriefing, a partir de uma revisão da literatura atualizada sobre o tema, e aponta para um campo propício para a atuação dos psicólogos.

 

Dia 28 de novembro, o tema 'Psicologia e Simulação Realística', será debatido na Assocação Médica de Minas Gerais (AMMG), a partir das 19h.

Entrada gratuita.

Mais informaçoes: (31) 3222-3172