Roda de Conversa aborda atuação do psicólogo

09/10/2017

O departamento de Psicologia da Somiti convida para uma ‘Roda de Conversa’, dia 21 de outubro (2017), sábado, 10h, sobre a atuação dos psicólogos na redução dos riscos e desastres. O encontro acontece na Livraria do Psicólogo e Educador (Av. Contorno, 1390 – Floresta). Além de promover uma reflexão e um debate sobre o tema, o evento trabalha o conteúdo do livro ‘O psicólogo na redução dos riscos de desastres - Teoria e prática’.

A obra surgiu do encontro de profissionais psicólogos que trabalham na área de emergências e desastres com as mais diversas experiências e práticas. Há bombeiros militares, profissionais das políticas públicas, pesquisadores e atuantes no mercado da aviação, dentre outros. “Há uma lacuna nas publicações brasileiras a respeito desse temática o que faz com que tenhamos como base estudos feitos fora do Brasil. Precisamos mudar esse cenário, uma vez que o contexto nacional é diferente quanto aos aspectos culturais e os tipos de desastres que acometem outras populações. No Brasil temos os desastres da seca, inundações, deslizamentos de terra, os tecnológicos, da aviação, os radiológicos e até terremoto”, explica uma das autoras, a psicóloga Eliana Torga.

A coordenadora do departamento de Psicologia da Somiti, Tárcia Dutra, afirma que o psicólogo na terapia intensiva e emergências é preponderante. “ Penso que o papel do psicólogo é fundamental. Ele é um elo entre a família e a equipe, tendo como eixo central o cuidado ao paciente. O psicólogo pode ajudar a estabilizar e oferece suporte às vítimas e às equipes, contribuindo para um cuidado humanizado e integral.” Torga acrescenta que na gestão do risco o psicólogo pode atuar na prevenção, preparação, mitigação, resposta e recuperação, lançando mãos dos recursos teóricos e metodológicos de atuação da Psicologia (psicologia da Educação, Organizacional, Clínica e Social). “Para a comunidade traz a perspectiva de um cuidado para a sua saúde mental, em situações de risco e de vulnerabilidade a eventos de desastres.”

O livro é direcionado para psicólogos e não psicólogos que trabalham nessa área ou que possuem interesse na temática. “Em qualquer lugar onde haja uma atividade humana há o risco de um evento adverso que possa resultar numa emergência ou num desastre. Portanto, é um tema de interesse para todos que queiram conhecer a teoria e a prática do trabalho do psicólogo nesse cenário e saber o que esse profissional pode oferecer nessas circunstâncias," conclui a psicóloga.