Residentes participam de simulação em emergência

22/09/2017

Dia 15 de setembro, residentes médicos e enfermeiros do Hospital das Clínicas da UFMG (HC-UFMG) participaram de um treinamento em acidentes e emergências clínicas. A iniciativa é uma parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar, Samu, Somiti e Abramede MG. 

De acordo com o vice-presidente da Abramede MG e coordenador do Programa de Residência Médica e do Serviço de Diagnóstico e Tratamento em Medicina de Emergência do HC, Marcus Vinícius Melo de Andrade, os estudantes são alunos do Programa de Residência que teve início no ano passado e é o único do tipo em Minas Gerais.  “Treinar o resgate pré-hospitalar na prática é muito importante para a formação do estudante e complemento da teoria que está dentro do programa desenvolvido no hospital”, afirmou.

Os alunos aprenderam a agir em caso de emergências com produtos QBRNE (químicos, biológicos, radiológicos, nucleares e explosivos); desmoronamentos, enchentes e inundações; acidente veicular e emergências envolvendo alturas. “Trabalhar sem integração coloca em risco todos os envolvidos. Por isso mesmo, é importante a equipe médica saber até onde ela pode chegar com segurança em aços de risco”, afirmou o Major Anderson Passos, do Corpo de Bombeiros.

As atividades aconteceram no Pelotão do Corpo de Bombeiros, localizado no Distrito Industrial de Contagem, e no Rio Arrudas, localizado na Via Expressa de Belo Horizonte.

Fonte: Ebserh

Registro fotográfico