Setembro é o mês da RCP

20/09/2017

Setembro é o mês da RCP no Brasil, Caribe, Espanha e Portugal. No dia 29, por meio da Campanha Salve Vidas, a Somiti, em parceria com a Faculdade Pitagoras, unidade Betim, promove uma grande ação de conscientização do público leigo.

Os participantes são questionados se saberiam o que fazer se vissem uma pessoa desmaiar repentinamente e recebem a orientação necessária para atuar nesta situação. 'Não se assuste. Suas ações certamente serão benéficas. Aprenda como salvar uma vida hoje" diz o folder divulgado mundialmente pela American Heart Association (AHA). A gestora de qualidade da Somiti e presidente da Abramede MG, Maria Aparecida Braga, reforça que na parada cardíaca, cada segundo conta. "Se você vir um adolescente ou adulto desmaiar subitamente, a RCP feita imediatamente por alguém no local pode dobrar ou mesmo triplicar a chance de sobrevivência."

Acesse o Vídeo da Campanha Clique AQUI.

Veja as dicas dos especialistas:

1 - Ligue para o atendimento de emergência;

2 - Inicie as compressões com força e rapidez no centro do toráx - As compressões torácicas são eficazes durante os primeiros minutos da parada cardíaca para estimular o fluxo de oxigênio remanescente no corpo e, assim, manter a integridade dos órgãos vitais. Ganha tempo até que alguém com mais habilidades possa fornecer ajuda;

3 - Mantenha a RCP Somente com as Mãos até que o DEA seja trazido e esteja pronto para uso ou atendimento médico de emergência/urgência, ou até que um profissional de saúde possa assumir o cuidado da vítima.



Confira as principais perguntas e respostas sobre o tema:

P: Quem deve receber RCP Somente com as Mãos?

R: A RCP Somente com as Mãos é recomendada para uso em adolescentes ou adultos que apresentam colapso súbito.

P: Há momentos em que eu deva usar RCP convencional com ventilações?

R: Sim. Existem muitas emergências médicas que fazem com que a pessoa não responda mais e pare de respirar normalmente. Nessas emergências, a RCP convencional que inclui respiração boca-a-boca pode proporcionar mais benefício do que a RCP Somente com as Mãos. A American Heart Association recomenda a RCP com uma combinação de respirações e compressões para:

• todos os bebês (até 1 ano de idade);

• crianças (até a puberdade);

• qualquer pessoa encontrada inconsciente e que não respira normalmente; e

• qualquer vítima de afogamento, sobredosagem de medicamento, desmaio por problemas respiratórios ou para cardíaca prolongada.

P:Por que os adolescentes e adultos que desmaiam subitamente não precisam de respiração boca-a-boca nos primeiros minutos após a parada cardíaca?

R: Quando um adolescente ou adulto desmaia subitamente com parada cardíaca, seus pulmões e sangue contêm oxigênio o bastante para manter os órgãos vitais saudáveis nos primeiros minutos, desde que alguém realize compressões torácicas de alta qualidade com mínima interrupção para bombear o sangue para o coração e cérebro.

P: Quando eu chamar o serviço de socorro, o que eles vão me perguntar ou dizer?

R: Os sistemas de socorro variam muito em todo o mundo. No entanto, o atendente (telefonista) pode fazer perguntas sobre a emergência. Ele pode perguntar sobre a vítima e se a vítima está responsiva ou se respira normalmente. Ele pode perguntar se você sabe realizar RCP e pedir que ajude a vítima até que alguém com treinamento avançado possa chegar e assumir o cuidado. Ele também pode pedir detalhes como a sua localização. É importante ser específico, principalmente se estiver falando de um telefone celular, que não está associado a uma localidade fixa ou endereço. Lembre-se de que responder às perguntas do atendente não vai retardar a chegada do socorro. Você deverá ficar na linha até que o atendente diga para desligar.

P: Eu preciso fazer o curso de treinamento para aprender a realizar a RCP Somente com as Mãos?

R: A RCP é uma habilidade que é auxiliada pela prática. A American Heart Association continua a recomendar que se faça o curso de RCP pelo menos a cada 2 anos. Esses cursos proporcionam o treinamento e a prática de habilidades que podem prepará-lo para realizar compressões torácicas de alta qualidade. Ainda, as pessoas com treinamento de RCP têm uma probabilidade maior de realizar compressões de alta qualidade e têm mais confiança em suas habilidades do que as pessoas sem treinamento (ou que não foram treinadas nos últimos cinco anos).

Fonte: (AHA)

Para conhecer a Campanha Salve Vidas da Somiti entre em contato: (31) 3222-3172.