Simpósio Ligami 2015

15/04/2015

Divulgada lista de aprovados no processo seletivo

O auditório do CRMMG recebeu, na última terça-feira (14/04), a 5ª edição do Simpósio Somiti Introdutório da Liga Acadêmica de Medicina Intensiva (Ligami). O evento contou com a participação de acadêmicos de medicina que têm interesse em participar das atividades da Liga.

Abrindo as atividades, a Diretora de Cursos da Somiti, Dr.ª Maria Aparecida Braga, falou sobre a importância da participação dos acadêmicos nas atividades da Sociedade."A Somiti completa 35 anos em 2015. Desde 2002, conseguimos fazer com que a Medicina Intensiva fosse reconhecida como especialidade médica. Conto com vocês para continuarmos nos desenvolvendo. A Somiti cresceu e tornou-se uma Sociedade totalmente democrática, aberta a qualquer ideia que busque levar conhecimento para a comunidade".

As palestras abordaram a "hipertensão intracraniana", "SARA" e "Sepse", sendo apresentadas, respectivamente, pelos convidados Dr. Rodrigo Faleiro, Dr. Rodrigo Dutra e Dr. Bruno Nascimento. Ao final do evento, os estudantes realizaram uma prova de seleção que abordou os temas debatidos no Simpósio. São 20 vagas disponíveis, que serão destinadas aos canditados com as 20 melhores notas.

Resultado

Confira aqui o resultado do processo seletivo Ligami 2015

 

Membros da Ligami: Maíra Malvar, Roberta Abramo, Luiz Felipe Bartolomeu, Larissa Januzzi, Iara Moreira.

 

 

5ª edição do Simpósio Introdutório da Ligami

 

A Ligami

A Ligami tem o objetivo de divulgar a Medicina Intensiva e promover a criação de Ligas Acadêmicas em Minas Gerais. Muitas faculdades ainda não dispõem de cadeiras de urgência e/ou Medicina Intensiva em sua grade curricular, o que pode impedir que acadêmicos conheçam a medicina intensiva, a não ser por meio de estágios extracurriculares. As Ligas oferecem a oportunidade de conhecimento a respeito da especialidade.

Atualmente, os coordenadores do Departamento da Ligami na Somiti são os alunos Larissa Januzzi (8º Período - UFMG),  Luiz Bartolomeu (9º Período - UFMG), Maira Malvar (9º Período - FCMMG), Michele Starling (9º Período - FCMMG) e Roberta Abramo (8º Período - UFMG). 

Os acadêmicos selecionados passarão a ser membros efetivos da Ligami, devendo obrigatoriamente, ter disponibilidade para participar das aulas semanais, em conjunto com o Curso Somiti para Residentes e Especializandos em Medicina Intensiva (realizado, gratuitamente, todas as terças-feiras, na sede da AMMG); das atividades práticas nas unidades de terapia intensiva dos hospitais parceiros, supervisionados por plantonistas designados pelos médicos coordenadores; e da campanha "UTI na Praça", realizada em praças de Belo Horizonte.