Ligami MG abre inscrições

16/02/2017

Estão abertas as inscrições para a Liga Acadêmica de Medicina Intensiva de Minas Gerais (Ligami-MG) e a Liga Acadêmica do MG Transplantes, filiadas à Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (Somiti) e à Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). Podem se inscrever acadêmicos do curso de medicina, de faculdades credenciadas pelo MEC, a partir do 3º ano ou 5º período, que estejam cursando regularmente. Leia o Edital

A seleção será realizada durante 7º Simpósio Somiti da Ligami, 2º Simpósio multiprofissional e interdisciplinar das ligas acadêmicas de urgência e emergência e medicina e 1º Simpósio Ligami do MG Transplantes, dias 29 e 30 de março, no Salão Nobre da UFMG (Av. Alfredo Balena, 190), em Belo Horizonte. Para a avaliação, os acadêmicos podem participar das aulas preparatórias que acontecem dias 7, 14 e 21 de março, na sede da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), na capital mineira.O tema será sepse.

Segundo a coordenadora da Ligami MG, Fernanda Araújo, participar da Liga é uma oportunidade de aprendizado que envolve a vivência da rotina do CTI, acompanhando pacientes e familiares. "Além do estágio no Hospital Vila da Serra, que é muito enriquecedor, agora participaremos do serviço de transplante do João XXIII, desde a captação de órgãos até o transplante". Para Araújo, as aulas e eventos garantem o contato com os médicos horizontais e especialistas, discussões de casos e participação no curso BLS para os alunos com 80% de frequência nas aulas".

O presidente da Somiti, Hugo Urbano, valoriza a iniciativa que insere o estudante de graduação no contexto real da profissão. "Ele conhece aspectos teóricos e práticos da medicina intensiva, indo além das atividades da grade formal do curso. O aluno obtém, ainda, pontuação adicional em seu currículo”, conclui.