Terapia Intensiva pediátrica terá novo encontro

05/10/2016

O IV Encontro de Terapia Intensiva Pediátrica acontecerá  no dia 19 de outubro, 19h30, na sede da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG). O tema abordado será manejo hídrico no paciente pediátrico criticamente doente.

Segundo o coordenador da Residência de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital das CLínicas - Universidade Federal de Minas Gerais (HC - UFMG), Jaisson Gustavo da Fonseca, que coordenará o evento, a utilização de fluidos (manejo hídrico) é o aspecto mais comum do manejo do paciente criticamente doente. "O tópico manejo hídrico envolve vários aspectos: volume de fluido intravenoso ofertado, o tipo de fluido administrado, quando administrar fluido, metas de administração e retirada de fluidos, entre outros. Nos últimos anos a discussão sobre o tema tem aumentado em decorrência de estudos mostrando aspectos negativos com as práticas atualmente utilizadas. O objetivo deste encontro é mostrar as evidências atuais sobre o tema."

As reuniões acontecem bimestralmente, com a participação de médicos residentes e do corpo clínico das instituições com Programas de RM em Terapia Intensiva Pediátrica, na cidade de Belo Horizonte e convidados. Para participar entre em contato com a Somiti (31) 3222 3172. As inscrições são gratuitas.