Congresso de Perinatologia

25/08/2016

De 30 de agosto a dois de setembro, a Somiti participou do 'Congresso Interdisciplinar de Perinatologia - Centenário da Maternidade Hilda Brandão’, promovido pelo  Instituto de Ensino e Pesquisa Santa Casa BH. A vice-presidente da Somiti, Amarilis Batista Teixeira, representou a entidade.

No dia primeiro Teixeira proferiu a palestra: “O que o Intensivista Espera da Equipe na Sala de parto”. Em suas palavras, preferiu falar: “O que o Recém-Nascido Espera da Equipe na Sala de Parto”, neste período crítico para eventos irreversíveis do desenvolvimento. A especialista enfatizou a necessidade de utilização de 'boas práticas' desde o período antenatal, no peri e neonatal, para que se evitem sequelas como displasia broncopulmonar, retinopatia da prematuridade e paralisia cerebral. Ela enumerou a importância de um pré-natal bem conduzido, com rastreamento e tratamento de infecções, profilaxia na mãe colonizada com o streptococcus do grupo B, uso de corticoide antes do parto prematuro, não indicação de cesáreas por motivo fútil. "No momento do parto há a necessidade de uma Equipe treinada, eficiente, em número adequado e liderada por um pediatra, que deve estar presente em toda sala de parto. Todos devem seguir as recomendações do Programa Nacional de Reanimação da Sociedade Brasileira de Pediatria (disponível no site da SBP). A pediatra destacou, ainda, a importância de se evitar a hipotermia em recém-nascidos não asfixiados, da ligadura de cordão entre 1 a 3 minutos no recém-nascido à termo que não necessite de reanimação, as vantagens do uso de CPAP no prematuro ainda na sala de parto, a necessidade de aferição mais fidedigna da frequência cardíaca, na reanimação, com um saturímetro e agora, também, um eletrocardiógrafo. "Na criança que nasce saudável, que seja incentivado o contato precoce com os pais, o contato pele-à-pele e o aleitamento materno na primeira hora de vida. Que seja estimulado o diálogo, o bom relacionamento e a troca de experiências entre os colegas da Equipe, que devem trabalhar como um time, e habilitar continuamente", concluiu.

Os dois primeiros dias de evento foram direcionados exclusivamente aos funcionários e alunos da instituição que acompanharam os temas: assistência ao parto e ao recém-nascido baseada em evidências científicas, aleitamento materno, síndromes hipertensivas na gravidez, alta hospitalar do recém-nascido, emergências obstétricas e importância do ‘5º Dia Saúde Integral’.

Nos dias 1º e 2 de setembro, o congresso abriu as portas para o público externo. Em discussão, temas relevantes da rotina do profissional da área perinatal como os desafios da Zika, sala de admissão, prematuridade, choque hemorrágico, parada cardiorrespiratória materna, síndrome hipóxico-isquêmica fetal e neonatal, obesidade, cirurgia bariátrica e diabetes e assistência às gestantes psiquiátricas ou usuárias de drogas.

De acordo com o superintendente-geral do Grupo Santa Casa BH, Porfírio Andrade, o evento é um marco comemorativo dos 100 anos da Maternidade Hilda Brandão: “Com a parceria das sociedades médicas e entidades de classe de enfermagem, promovemos a atualização e o debate de ideias, buscando a excelência na formação dos profissionais de perinatologia e da prática médica”.

 

A vice-presidente da Somiti, Amarilis Batista Teixeira, representou a entidade