Curso aborda Ventilação Mecânica em UTI

03/08/2016

O III Curso de Ventilação Mecânica em UTI acontecerá dias dois e três de setembro, em Juiz de Fora.

Com a coordenação do intensivista Bruno do Valle Pinheiro, o evento contará com a participação dos especialistas: Alexandre Marini Ísola (São Paulo), Pablo Cardinal Fernandez (Madri) e Marco Antônio Soares Reis (BH). O curso será no Centro de Convenções do Independência Trade Hotel.

Marini irá debater sobre a abordagem inicial do paciente com insuficiência respiratória hipercápnica; Síndrome do desconforto respiratório agudo; Estratégias de ajuste da PEEP na SDRA e por que os tratamentos farmacológicos da SDRA têm falhado?

A coordenadora de cursos da Somiti, a fisioterapeuta Thaís Falcão, indica a leitura do artigo ‘Ventilação Mecânica protetora na injúria pulmonar’, uma metanálise publicada na Critical Care Medicine (2014). Ela conta que a publicação fala da angústia respiratória no adulto, uma das principais causas de mortalidade nos pacientes críticos. “O pulmão lesado, com injúria pulmonar, pode ser otimizado pela ventilação mecânica protetora ótima. A estratégia compreende o uso de volumes correntes baixos e altas pressões positivas respiratórias finais. Os autores realizaram uma revisão sistemática, buscando o que se tem de táticas protetoras de uso racional e suas aplicabilidades”, esclarece.

Quer saber mais sobre o assunto leia o artigo aqui 'Protective mechanical ventilation in the non-injured lung: review and meta-analysis'

Informações sobre III Curso de Ventilação Mecânica em UTI

Informações sobre Fundamental Critical Care Support - FCCS

Informações sobre Princípios de Ventilação Mecânica no Adulto - PVMA