Simulação

Um carro tombado e com vítima bem na região central da capital mineira (Rua Espírito Santo, esquina com Av. Augusto de Lima), motocicletas e ambulância com médicos, enfermeiros e socorristas alertaram a população sobre o alto índice de acidentes e mortes por trauma. A iniciativa é da Associação Brasileira de Medicina de Emergência – Regional Minas Gerais (Abramede MG), Corpo de Bombeiros Militar e Serviço Médico de Atendimento de Urgência (Samu), com apoio da Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (Somiti) e da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG).

Dados estatísticos dos Bombeiros apontam que, de janeiro a abril de 2017, foram registrados 8,7 mil acidentes de trânsito, com 1,2 mil salvamentos e 7, 5 mil atendimentos pré-hospitalares de trauma. Ocorrências entre carros e motos foram 2, 2 mil e quedas de motocicletas 1,5 mil. “É preciso alertar a população sobre a prevenção de acidentes e como agir diante de uma situação de emergência. O atendimento integrado desde o início é crucial para a manutenção e qualidade de vida dos acidentados”, afirma a presidente da Abramede MG e gestora da Somiti, Maria Aparecida Braga.

Ela explica que quanto menor o tempo entre o trauma até o paciente dar entrada em um hospital de referência, maior é a probabilidade de sobrevida. As principais causas de óbito são falta de oxigênio, hemorragias e paradas cardiorrespiratórias. Em muitos casos são problemas que podem ser resolvidos em ações integradas de atendimento pré-hospitalar.

O simulado realizado em Belo Horizonte também trouxe uma novidade que é a presença do médico e do enfermeiro do Samu junto à equipe de Bombeiros, no local do atendimento. “O trabalho do Corpo de Bombeiros, em integração com o Samu, agiliza a retirada e o atendimento inicial à vítima diminuindo o número de sequelas”, explica o Tenente do Corpo de Bombeiros Militar, Bruno Machado. Ele esclarece que os primeiros minutos após o acidente são os mais importantes para preservação da vítima e “se a comunidade estiver preparada para prestar o primeiro atendimento, aumentam as chances de sobrevivência”. Outro objetivo da simulação é aperfeiçoar as técnicas de atendimentos nas mais diversas ocorrências. A ação integrou o Simpósio de Atendimento Pré-Hospitalar que aconteceu, dia 24 de maio, na sede da AMMG, para profissionais de saúde.

 

Diante de uma emergência siga as orientações:

Acione imediatamente o serviço de atendimento pré-hospitalar, que no Brasil é oferecido pelo Corpo de Bombeiros (193) e pelo Samu (192);

Verifique se o local está seguro e sinalize a via;

Sempre que possível, converse com a vítima, procure tranquilizá-la de que o socorro especializado está a caminho;

Se perceber que o cinto de segurança está dificultando a respiração da vítima, e somente nesse caso, solte-o sem movimentar o corpo da pessoa;

Jamais movimente a vítima;

Não retire o capacete do motociclista;

Não dê algo para beber a quem sofreu um acidente;

Ao presenciar uma parada cardiorrespiratória inicie a massagem cardíaca.